Quero começar este artigo fazendo uma pergunta: Você já sorriu hoje? Porque algo que parece ser tão simples em alguns momentos, se torna tão difícil em outros? E principalmente quando ele é fundamental e extremamente necessário, ele não surge. Que momento é este? O momento é quando nós temos que encantar e conquistar os nossos clientes.

Quero aqui expressar a importância que um sorriso encantador e sincero tem em um atendimento aos clientes. Todas as vezes que sou atendido por alguém procuro sempre observar se, além de todo o processo do atendimento, também os atendentes conseguem sorrir, e, considero muito ruim quando o sorriso não aparece, ou também quando é irônico e falso.

Quero lhe fazer uma pergunta: Você gosta de ser atendido por uma pessoa que demonstra vontade em atender, ou por aquela pessoa que parece está odiar o que faz? É assim que eu me sinto quando alguém que está me atendendo não sorri, ou quando expressa um sorriso falso e irônico na hora do atendimento. O sorriso abre portas para estender relacionamentos em todos os sentidos; quando estamos interessados em alguém expressamos o melhor dos melhores sorrisos, e por quê? Porque queremos chamar a atenção, queremos encantar, agradar e conquistar.

Vejo muitos atendentes e vendedores que em uma entrevista de emprego sempre dizem que as suas finalidades são de colaborar ao máximo com o crescimento da empresa e, sendo vendedor conseguir excelentes resultados em vendas, fazendo com que a empresa obtenha excelentes ganhos com a sua produtividade. Mas quando a pessoa me fala fico observando se ele tem um sorriso natural e encantador.  Porque faço isto? Entendo assim, para ser um excelente profissional comercial esta pessoa tem que ter uma carteira de clientes que procurem comprar sempre com ela.

Depois analiso o seguinte, para ter muitas vendas é necessário ter muitos clientes fiéis, e cliente fiel compra sempre. Para ser um cliente fiel tem que ser conquistado, para conquistar tem que estender relacionamento, ou seja, conhecer o cliente e fazer uma amizade comercial com ele e, para isso tudo acontecer tem que começar com um sorriso. Então se o pretendente ao cargo comercial não sabe sorrir, como poderemos ter bons resultados? É fantástico quando você chega e um local e é recebido com um belo e encantador sorriso. E como aprender a sorrir de forma encantadora?

Treine na frente do espelho, treine com seus amigos e familiares, mas, por favor, treine e não fique com vergonha de sorrir, faça a prova e receberá muitos elogios e conquistará muitos clientes.

Um forte abraço e sucesso sempre!


Matéria por: Flavio Fagundes

  • Flavio Fagundes
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Flavio Fagundes
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Treinamentos Motivacionais e Empresariais
Palestrante e instrutor de treinamentos na área de desenvolvimento empresarial e humano.

Considerado uma grande revelação como palestrante e instrutor de treinamentos na área de desenvolvimento empresarial e humano, Flávio Fagundes é autor de diversos artigos publicados e do DVD “Não Alimente a Concorrência”. Suas apresentações realizadas para importantes grupos empresariais do país já foram aprovadas por mais de 50 mil pessoas.

Fagundes define seu trabalho como despertar profissional e acredita que a renovação e o desenvolvimento é preciso para quem deseja alcançar o verdadeiro sucesso. Usando uma dinâmica interativa com os participantes, o palestrante consegue despertar o interesse do público, obtendo um satisfatório índice de retenção das técnicas teóricas e práticas.

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