Já ouvi muita gente repetindo a frase “eu sei o que tenho que fazer”. Mas já vi também essa “sabedoria” indo por água abaixo por não ser colocada em prática. Muitas pessoas, e talvez você seja uma delas, não transforma conhecimento em atitude por causa do medo. Medo de se arriscar e não dar certo, medo de perder algo ou alguém, medo de se arrepender, e tantos outros medos existentes no ser humano.

O medo não é algo tão ruim assim, desde que ele não paralise você. Ele serve como um alerta. É como um semáforo que acende a luz vermelha pra você parar e ficar atento ao que este sentimento quer dizer. No sinal amarelo você analisa a situação com atenção voltada ao presente. No sinal verde você tem duas opções: segue adiante ou faz o retorno e volta para o mesmo lugar de onde saiu.

Nos últimos dois anos passei a entender melhor esta relação com o medo através dos meus coachees (clientes que passam por um processo de Coaching). Todas as respostas estão dentro de você. É no seu interior que você vai achar o que precisa. E para encontrar essas respostas é preciso, antes, esvaziar a mente. Você esvazia a mente quando está presente no aqui e agora. Respire. Quando estiver no aqui e agora, suas decisões serão bem sucedidas.

Tudo o que um atleta tem na hora em que ele está competindo é o momento presente. Se por algum segundo ele sujar a mente, com preocupações ou medo, ele coloca em risco todo o treinamento que ele teve para ganhar a prova. O atleta campeão sabe o que tem que fazer e faz. Ele transforma conhecimento em atitude e enfrenta o medo por um objetivo maior.

Nada na vida é banal. Para tudo existe um tempo. E não se preocupe em antecipar o futuro. Ele virá na hora certa, desde que você dê o seu melhor hoje. Afinal você constrói o seu amanhã, agora. O mais importante é treinar a mente para estar presente e se conectar com a energia que está a sua volta. Sinta. Deixe fluir e você saberá o que fazer.


Colunista: Renata Carvalho

  • Renata Carvalho
    Renata Carvalho
    Colunista
Renata Carvalho
Colunista

Coach, Treinadora Comportamental (IFT) Líder Master Mind e jornalista.
11 anos atuando com jornalismo televisivo em empresas como TV Record e TV Clube – filiada do Grupo Bandeirantes, entre outras TVs e rádios. Profissional de Comunicação, com especialização em Linguagens da Mídia. Repórter e Apresentadora de TV.
Vencedora do concurso nacional “Novos Talentos” na categoria “apresentador de telejornal” em 2003 pela TV Bandeirantes – programa Sabadaço

Clique aqui para acessar todos os textos da colunista
E-mail
Site


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here