Se você voa com frequência, sabe que o “jet lag” é uma parte comum da viagem. Todo mundo tem suas técnicas próprias para ajudar a lidar com os sintomas deste efeito. Diferenças no fuso horário podem afetar tanto o seu desempenho físico quanto o mental. É importante gerir os efeitos do jet lag para que você possa ​​maximizar o seu tempo em cada destino, e sentir o mínimo de efeitos colaterais. Abaixo você encontrará 7 dicas que podem ajudar seu corpo a se ajustar mais rápido aos diferentes fusos horários.

1- Prepare o seu relógio biológico

Pelo menos quatro dias antes de sua viagem, tente programar seu relógio biológico com o fuso horário de seu destino. Faça um esforço para ficar acordado até a hora da noite no país para o qual você estará viajando. Dessa forma, a adaptação será mais fácil. Os efeitos do jet lag podem durar de dois a três dias, dependendo do tempo que permanecerá em seu destino e o número de horas de diferença entre as localidades. Se você está voando para apenas um fim de semana de férias, talvez não sobre tempo para adaptar-se.

2- Evite a ingestão de café ou álcool

Ao contrário de outras dicas que sugerem o café para combater a sonolência, o ideal é que você fique longe de bebidas que contenham cafeína durante o voo. A ingestão pode ajudar você a permanecer acordado, mas não exagere, pois o excesso pode deixá-lo ainda mais privado de sono do que antes do embarque. O mesmo vale para o álcool: Evite beber bebidas alcoólicas, pois elas podem até fazer você relaxar durante o voo, mas vai piorar os sintomas do jet lag quando pousar.

3- Beba Água!

Um sintoma comum do jet lag é a desidratação. Você tem que manter a hidratação suficiente antes, durante e após seu voo. Consuma água. Você vai ser grato aos seus efeitos quando chegar ao seu destino.

4- Durma durante o voo

Não importa quanto você está animado, tente diminuir esta excitação e durma durante o vôo. Viajar pode ser muito desgastante e o jet lag pode levar ao estresse e fadiga. Restaure seu cansaço e tente dormir durante a viagem. Não se preocupe se dormir demais, a aeromoça vai te acordar minutos antes de o avião pousar.

5- Coma assim que chegar

Comer durante a viagem pode aumentar seus níveis de glicose e fazer você se sentir fraco ou cansado. Faça lanches leves para deixar sua fome para após o pouso. As refeições são programadas com base no fuso horário onde você saiu. No entanto, o melhor é comer nos horários das refeições do seu destino. Isso ajudará o seu relógio biológico se adaptar ao novo fuso horário.

6- Não durma cedo demais

Se você saiu à noite e chegou durante o dia, não ceda à necessidades do seu corpo, indo dormir, por exemplo. Tente desviar sua atenção. Faça uma caminhada ou simplesmente explore seu novo ambiente. Exercício, ar fresco e luz solar são as melhores armas contra o jet lag. Quando estiver próximo da hora de dormir, já em seu destino, você poderá desfrutar de seu sono tão desejado.

7- Gerencie corretamente os sintomas

Ao chegar, faça uma refeição ligeira. Certifique-se de comer alguns alimentos ricos em proteínas, a fim de manter os níveis de alerta e de energia. Se você chegar durante o dia, tenha alguma exposição ao sol da manhã, ou tente comer alimentos nutritivos que contenham melatonina. A melatonina é um hormônio responsável na regulação do seu relógio interno. As nozes, por exemplo, são ricas em melatonina e eficazes no combate dos sintomas do jet lag.

Anotou? Então aproveite os feriados e as férias (que estão chegando!), planeje seus trajetos e prepare-se para uma boa viagem!


Matéria por:

  • André Moreira
    André Moreira
    Sócio Fundador do Portal Educa2
André Moreira
Sócio Fundador do Portal Educa2

É Bacharel e Licenciado em Química e Pedagogia, habilitado em Física, e possui MBA em Gestão de Instituições de Ensino. Atuou por 15 anos como professor das disciplinas de Química, Física e Matemática, além de ter sido Orientador Educacional, Coordenador e Diretor Pedagógico em diversas instituições de ensino básico, pré-vestibular e superior. Também foi facilitador do programa “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” da Franklin Covey, treinando centenas de adolescentes e adultos quanto a proatividade, planejamento e trabalho em equipe.

Atualmente é Sócio/Diretor da Moose Educacional, empresa prestadora de serviços de soluções administrativo-pedagógicas e que atende a escolas em todo o Brasil. Atua também como Diretor Comercial do International Education Bureau. É curador das revistas eletrônicas “Carro & Estilo”, sobre automóveis, e “EducaMoos!”, que aborda a inovação, o empreendedorismo e a tecnologia aplicada a educação, tendo para ambas, perto de 20 mil seguidores e mais de 2,5 milhões de visualizações.

Adora tecnologia aliada a educação, pois acredita que esta ideia torna o aprendizado interessante, prático e eficaz. Pensando neste modelo diferenciado e atual, decidiu juntar-se a Ferreira Junior para oferecer ao nosso público um portal educacional jovem, que descomplique a educação e compartilhe o aprendizado.

E-mail

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here