No Brasil dos últimos anos, tivemos momentos em que vender não exigia muito esforço. Os produtos praticamente se vendiam sozinhos, e os vendedores desempenhavam a função de administradores de demanda. O que encontramos hoje são profissionais da área de vendas extremamente preocupados com os cenários de negócios. Na opinião de muitos, as boas expectativas se pulverizaram e as possibilidades futuras não são as melhores. Evidentemente, este é um ponto de vista baseado nos momentos exigentes que estamos vivendo. Na minha visão, o momento pede que todos se reposicionem o mais rápido possível. É preciso estudar quais atitudes devem ser tomadas; decidir o que devemos e o que não devemos fazer..

Para conseguirmos passar por esse momento de tempestades, precisamos de um plano de contingência. A partir de então, cabe entendermos quais são as novas competências que precisam ser desenvolvidas e colocadas à disposição. Momentos difíceis, além de exigirem mais trabalho, exigem também mais talento, pois agora, bem diferente de um passado recente, teremos que buscar alternativas de venda.

Prospectar mais, visitar mais, apresentar mais, negociar mais e fazer muito melhor o nosso trabalho. Não há como negar, os tempos são outros. Naturalmente, nem todos se darão bem neste novo cenário, mas muitos, como em qualquer nova circunstância, tirarão proveito da situação por saberem se reposicionar e encontrar as forças necessárias para fazer o que precisa ser feito. Temos que escolher: aprender novamente a vender ou esperar as dificuldades baterem à nossa porta.

Melhore sempre e muito sucesso!


Matéria por: Jair Santos

  • Prof. Jair Santos
    Prof. Jair Santos
    Colunista
Prof. Jair Santos
Colunista

Formação: Ensino Superior, Mestrado, Doutorado. Área de Atuação: Consultoria, Treinamento, Palestras abordando comportamento, motivação, marketing, vendas, liderança.
Prof Jair Santos é um dos profissionais de treinamento mais requisitados para falar sobre Mudanças, Liderança e Vendas. Com formação em Administração de Empresas, Pós-Graduado em Marketing – Gestão de Pessoas e Gestão da Qualidade (FECAP/SP). Articulista na rádio CBN-SC do quadro “Construindo Conhecimento”, autor de DVD’s, Áudios Books com temas voltados para Motivação, Mudanças, Vendas. Diretor da Advendor Desenvolvimento Empresarial. Como escritor, publica artigos, resenhas, e estudos em sites, jornais e revistas especializados em cultura empresarial e revistas segmentadas.
Tornou-se um profissional reconhecido pela praticidade e aplicabilidade de suas ideias, conceitos e ferramentas. Hoje, suas Palestras são referência em aberturas e encerramentos de Convenções de Vendas, Feiras, Treinamentos in company, Encontros Acadêmicos, Congressos Empresariais.
Prof Jair se comunica de maneira simples, muito objetiva, franca, que contagia os participantes e cria grande aceitação em todos, promovendo assim, mudanças significativas em comportamentos e atitudes. Seus métodos de treinamento possibilitam aliar o conhecimento técnico, habilidades comportamentais e visão de mudanças frente as constantes exigências do mercado de trabalho. Com mais de 20 anos dedicados ao trabalho de consultoria, treinamento e palestras, o Prof. Jair atua em todo o Brasil, em empresas dos mais variados segmentos.
Dedicado ao estudo do comportamento, acredita que o crescimento se dá pelas vivências do ser humano. Os temas de seus trabalhos são desenvolvidos com profundo conhecimento na dinâmica do trabalho das organizações e das relações entre as pessoas.

-Formado em Administração de Empresas | FURB – SC

-Pós Graduado em Marketing |FECAP – SP

-Especializações em Gestão de Pessoas e Gestão para a Qualidade |FECAP – SP

-Formação em Coaching – Soc. Brasileira de Coaching

-Consultor em Planejamento Estratégico e Programas de Gestão da Qualidade

-Diretor da Advendor Desenvolvimento Empresarial Ltda

-Autor dos DVD´s “Construindo Conhecimento”

-Palestrante de atuação nacional

-Articulista da Rádio CBN|SC do quadro “Construindo Conhecimento”

Clique aqui para acessar todos os textos do colunista
E-mail


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here