Tecnologia: a maioria de nós ama ou odeia. E como ela está sendo cada vez mais utilizada nas escolas – 73% dos professores relatam o uso de alguma forma de tecnologia móvel em suas salas de aula – pais e educadores estão tentando descobrir se ela pode realmente ajudar as crianças a aprender mais e melhor.
Matthew Lynch, da Faculdade de Educação, Psicologia e Estudos Interdisciplinares da Universidade de Virginia Union, explora em sua pesquisa os prós e contras do uso de tablets em sala de aula. E parece haver mais prós do que contras.

“…Uma vez usada da maneira certa, a tecnologia móvel tem o potencial de ajudar os alunos a aprender mais e compreender o conhecimento. Por isso o treinamento do professor, incluindo o “como” associar isso ao conteúdo, também é importante”

Lynch cita uma série de aspectos positivos para o uso de tablets em sala de aula, incluindo:

A aceleração do conhecimento digital: algo que sem dúvida, precisarão ter pensando-se no uso da tecnologia em suas futuras carreiras.

Resultados: Alguns aplicativos têm se demonstrado úteis para aumentar o vocabulário e o rendimento em disciplinas como matemática.

Animação na aprendizagem: Em um estudo recente, alunos de quinta e oitava séries do ensino fundamental, melhoraram suas experiências educacionais, incluindo o acesso a materiais de aprendizagem fora da escola, uma melhor comunicação com os professores e mudanças positivas nos comportamentos de aprendizagem.

Parece ótimo, né? Mas nem tudo são flores. Bem, existem algumas desvantagens também.

Alguns são:

Distração: Tablets são frequentemente usados ​​para complementar o ensino. Com o aparelho ligado, a fala do professor pode ser ignorada. Se for um tablet pessoal, a criança poderia simplesmente jogar os jogos que instalou ao invés de concentrar-se nas atividades educacionais.

Despesa: Seja proporcionado pela escola ou pelos pais, existe o custo do item. O aparelho pode ainda chamar a atenção de outras crianças em função de seus recursos, o que pode levar a distrações adicionais, a perda ou ao roubo.

Privacidade: As empresas podem monitorar o comportamento on-line dos alunos, além de entregar mensagens de marketing e publicidade que não queiramos que eles vejam.

Lynch diz que a aprendizagem móvel pode fazer uma diferença positiva na forma como os alunos aprendem, e não é só por causa do fator de que isso é “moderno ou legal”. Uma vez usada da maneira certa, a tecnologia móvel tem o potencial de ajudar os alunos a aprender mais e compreender o conhecimento. Por isso o treinamento do professor, incluindo o “como” associar isso ao conteúdo, também é importante.

Com certeza estamos no início desta discussão, mas ao longo do tempo os sistemas de ensino irão desenvolver as melhores práticas para a tecnologia na sala de aula, que ajudarão a promover a aprendizagem e evitar algumas das armadilhas que vêm junto com ela.

 

Fonte: Parenting
[td_block1 hide_title=”hide_title” limit=”5″]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here