A pressão no trabalho, o corre-corre diário, as atividades familiares e sociais, as expectativas de vida, os desafios a que nos propomos, as perdas, fracassos, são estímulos que nos colocam à prova, testam os nossos limites, e muitas vezes, passamos por vários desequilíbrios psicológicos que dificultam nosso dia a dia.

A vida é dinâmica, e a mudança é uma certeza absoluta disso. Muitas vezes fazemos o que queremos e não só o que devemos, arrumamos meios de nos adaptarmos saudavelmente às novas realidades. Mas como voltar ao equilíbrio e foco inicial sem abrir mão dos nossos compromissos e desejos?

Quero compartilhar com você 6 atitudes  que podem ajudá-lo a desenvolver essa capacidade de manter uma vida equilibrada!

 

01) Limão serve para fazer limonada, limpeza, retirar odores e muito mais.

Talvez você não goste de chupar limão, ou talvez goste, mas isso não importa, o que vale é o que fazemos e o que queremos… Claro que não temos o controle de tudo que acontece em nossas vidas, mas temos o pleno controle do que iremos fazer com ela.  Nossas experiências podem ter deixado certos azedumes, mas são as nossas atitudes que fazem a diferença.  O ‘eu’ sempre está certo, mas se quero uma vida equalizada, preciso saber como lidar com o que tenho em minha frente. Cada um tem uma percepção dos fatos conforme suas próprias verdades, aquilo que parece ser apenas um fruto azedo, para outros pode ser a solução para suas necessidades.  Quais são os limões que tem aparecido em sua vida e quais utilizações você tem dado a eles?

02) Perdoe a si mesmo e aos outros

Em nossos percursos encontramos muitos obstáculos. Lembre-se que o mapa não é o território e que sua biografia não define quem é você. Pare com a pura reflexão e sentimentalismo por ‘erros’ cometidos, afinal um erro só é um erro quando não aprendemos nada de bom com esse erro. Liberte-se dos pesos e amarras, a chave está em suas mãos.  Perdoe e seja livre.

03) Saiba quem é você e suas Emoções

Muito além do seu CPF, saiba quem é você, suas vitórias e desejos, aprenda a se conhecer observando suas emoções, busque perceber quais são suas forças e sua kryptonita.  As emoções são espelhos de nossa identidade, e estamos em continua formação e transformação. Aprenda a agir com o comportamento que deseja ter, modele-se, tenha exemplos claros de quem você pode se inspirar para começar a viver.  Diante das emoções positivas ou negativas, esforce-se para não perder a noção que tem de você próprio.  Seja líder de si mesmo e jamais permita que outras pessoas tenham poder psicológicos sobre suas atitudes e comportamentos.  As pessoas só podem lhe tirar do sério se você assim o permitir.

04) Viva em Paz

Culpas e resentimentos são emoções que podem até ser benéficas quando aprendemos lições com elas, mas apenas remoer essas lembranças de nada nos ajuda a sermos pessoas melhores.  Lembre-se que o que passou JAMAIS será vivido e experimentado novamente, mas podemos fazer as coisas diferentes no momento presente.  Viva em paz e liberte-se dos acontecimentos antigos, valorize suas boas lembranças, esteja firme naquilo que lhe gera resultados positivos.  Controle seus pensamentos, sentimentos e respiração, você nasceu para ser feliz!

05) Defina metas e Planejamento

Costumo repedir a frase de Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe para onde quer ir, então qualquer caminho serve”.  Como ter uma vida equilibrada se você não age com Foco e Determinação? Ter e Manter metas bem traçadas com a maior riqueza de detalhes, incluindo data, mapa de percurso e desenvolvimento são essenciais para uma vida equilibrada. Defina o que, onde, como, quando, de que forma, o objeto de sua meta precisa ter.  É na hora da sua decisão que você traça seu destino e faz acontecer.  O compromisso pessoal em atingir o que se deseja é uma forte característica do líder que você nasceu para ser.

06) Curiosidade e Mudança

A curiosidade é, na verdade, o motor da aprendizagem, da interação e da conquista de novas experiências. Com o avançar dos anos, vamos perdendo este impulso que nos faz aquilo que somos. Uma das atitudes essenciais para o continuo progresso e desenvolvimento é o envolvimento com algo como se fosse à primeira vez, com amor, dedicação e certa dose de curiosidade. Esta ideia do envolvimento através da curiosidade permite que apreciemos o momento presente, como se nas coisas mais banais pudéssemos vislumbrar algo novo ou diferente. Por exemplo, enquanto você estiver tomando banho, imagine como se fosse a primeira vez que sente a água  em seu corpo, apreciando o cheiro do sabão, ou contemplando o vapor, veja como a experiência muda perante os seus olhos. A curiosidade e a novidade são os caminhos mais rápidos para a criação de novas conexões neuronais. Quando criamos novas ligações no nosso cérebro, aprendemos algo de novo. Quebramos a rotina e surgem novas sensações, emoções e sentimentos, e nos sentimos bem.  Ao voltar para casa, após um longo dia de trabalho, seja ‘curioso’ com sua família, mostre interesse por cada membro, alegre-se e faça a vida valer a pena.

As pessoas de mais sucesso no mundo falharam, erraram, fracassaram, podemos cair, só não podemos permanecer no chão.  Caiu? ‘Levanta, sacode a poeira e dê a volta por cima’, já diz a música.  Para obter vitorias e conquistas, precisamos de persistência, e umas doses diárias de determinação, por isso mesmo mediante as frustrações jamais desista de lutar.

Empodere-se, você nasceu para vencer e ser feliz!

Sucesso e Paz !


Colunista: Paulo Cesar de Oliveira

  • Paulo Cesar de Oliveira
    Paulo Cesar de Oliveira
    Colunista
Paulo Cesar de Oliveira
Colunista

Filósofo e Teólogo formado pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro, Coach pela International Coaching Community (ICC) Master Practitioner em Programação Neurolinguística pelo Instituto de Neurolinguística Aplicada (Inap).
Paulo Cesar realiza palestras com foco em Liderança, Motivação, Vendas e Comunicação é especializado no desenvolvimento do potencial humano por meio do Autoconhecimento e do aumento da Competência Emocional e Busca do Sentido.Criador do Programa “Metanoia – Mudança de Comportamento e Pensamento”, com alto impacto atitudes geram resultados concretos, Paulo Cesar com sua longa experiência saber fazer os participantes encontrarem o que há de melhor dentro de si e os conduz a novas realidades.

Formações
• Filósofo pela Faculdade São Bento do rio de Janeiro;

• Teólogo pela Faculdade São Bento do rio de Janeiro;

• Coach pela International Coaching Community (ICC);

• Formação em Coaching com PNL pela IbraCoaching;

• Formação, Profissionalização e Certificação Internacional em Coaching, Mentoring e Holomentoring® pela Holos Desenvolvimento Humano EAD Brasil;

• Master Practitioner em Programação Neuroligüística pela khalan;

• Participou de eventos diretamente com Rodrigo Cardoso, criador do Programa Ultrapassando Limites.

Livros
• Organização de Eventos – Do Casual ao Congresso;

• Entrevista de Emprego – Guia para Entrevistador e Entrevistado;

• Inteligência Emocional – História, Conceitos e Utilização;

Clique aqui para acessar todos os textos do colunista
Site Próprio
E-mail


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here