Resiliência é um termo derivado do latim “silie” (saltar) acrescido do prefixo “re” (novamente) sendo entendido atualmente como voltar ao estado normal.  O conceito de resiliência vem da Física, definindo a capacidade de um material retornar ao seu estado normal, após acumular energia quando submetido a um processo que o força sem que este, no entanto, sofra ruptura.

Ora, RESILIÊNCIA é a capacidade de se recuperar de momentos difíceis, e é um dos traços de caráter mais cativantes que podemos ter.

Mesmo que algumas pessoas se deixem afetar menos do que outras, em razão da inteligência emocional, somos capazes dessa ATITUDE flexível, se estivermos suficientemente motivados a progredir na vida, em vez de desistir quando as coisas não estiverem dando certo, ou não concordamos.

Seja mais forte que sua melhor desculpa, sempre!  Sete motivos para mudar seu comportamento, se conhecer melhor e prosseguir ao Topo:

  1. Você é Autor da Sua História

É verdade que não temos 90% de controle sobre as coisas que acontecem na nossa vida, mas temos controle de 100% das decisões que iremos tomar.  Podemos aceitar e seguir, ou podemos traçar novos caminhos, fazer diferente.  Em um diálogo, o mais importante não é o que se diz, mas sim o COMO se diz.  Em nossa vida, o mais importante são as atitudes que tomamos e não o que ouvimos, mas elas devem ser ponderadas na balança do discernimento e assim definir o QUE e COMO queremos algo.

  1. Você tem Valor

Tanto uma bijuteria como a esmeralda não sabem o valor que possuem, mas somos nós que criamos essas escalas de valores.  E qual o seu valor?  Somente você próprio pode definir isso, mas lembre-se que sua biografia não é seu destino… ‘Quem engorda o boi é o olho do dono’, já passou da hora de  tomar consciência de suas potencialidades e partir para a ação, valorize-se e não espere recompensas.  Faça acontecer por você e assim seu brilho irá cada vez mais iluminar as escuridões do medo e incertezas.

  1. Otimismo

Os físicos afirmam que temos energia suficiente para iluminar uma cidade… Mesmo que fosse uma pequena casa, é muita energia, concorda?  Pois bem, suas atitudes, falas, pensamentos  e postura física irão te levar cada vez mais onde deseja realmente chegar, então ACREDITE, e comece acreditando em você, seja otimista, nada está tão ruim que não possa piorar, tome as rédeas de sua vida e faça acontecer!

  1. Entusiasmo

O significado dessa palavra é estar CHEIO/REPLETO DE DEUS.  Tem coisa melhor que isso?  Então aprenda a lidar sabiamente com as situações de forma a gerar resultados mais saudáveis.  Seja excelente e comprometido com você e seus valores pessoais.  Mude o foco e pare de remoer sentimentos negativos, evolua, tenha resiliência, volte a um estado de qualidade!

  1. Perdão

Já falamos que resiliência, é a qualidade de voltar ao estado original, diante disso ou você toma a atitude em perdoar e seguir sua vida, sem magoas e sentimentos negativos, ou qualquer dia desses um cardiologista irá abria seu peito por você.  Encare os acontecimentos negativos como valiosas experiências de vida e aprenda algo com elas.  Pensamentos desencadeiam sentimentos, os pensamentos são elétricos, mas os sentimentos são magnéticos, o que você deseja atrair?  Uma atitude positiva é incrivelmente atraente e é uma característica que mostra a sua capacidade de ser resiliente.

  1. Tenha Maturidade

Quando não sabemos quem somos, acreditamos em tudo que os outros falam de nós, mas chegou o momento em assumir a direção da nossa própria vida e história.  A resiliência gera em cada um, aprendizado e maturidade para o nosso crescimento e desenvolvimento, pessoal e profissional, afinal a capacidade de lidar com a adversidade faz com que você se pareça muito mais atraente, confiante e Líder!

  1. Molde-se

Muitas vezes a resiliência exige uma adaptação, uma mudança, e sempre que isso acontece surge uma enorme possibilidade para o crescimento e desenvolvimento pessoal.  Buscando inspiração em pessoas que são referencias para você, esse ‘molda-se’ torna-se eficaz, e você avança em direção do Sucesso Pessoal, Familiar e Profissional, com equilíbrio e garra.

 

Sucesso e Paz.  Aguardo seu contato!


Colunista: Paulo César de Oliveira

  • Paulo Cesar de Oliveira
    Paulo Cesar de Oliveira
    Colunista
Paulo Cesar de Oliveira
Colunista

Filósofo e Teólogo formado pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro, Coach pela International Coaching Community (ICC) Master Practitioner em Programação Neurolinguística pelo Instituto de Neurolinguística Aplicada (Inap).
Paulo Cesar realiza palestras com foco em Liderança, Motivação, Vendas e Comunicação é especializado no desenvolvimento do potencial humano por meio do Autoconhecimento e do aumento da Competência Emocional e Busca do Sentido.Criador do Programa “Metanoia – Mudança de Comportamento e Pensamento”, com alto impacto atitudes geram resultados concretos, Paulo Cesar com sua longa experiência saber fazer os participantes encontrarem o que há de melhor dentro de si e os conduz a novas realidades.

Formações
• Filósofo pela Faculdade São Bento do rio de Janeiro;

• Teólogo pela Faculdade São Bento do rio de Janeiro;

• Coach pela International Coaching Community (ICC);

• Formação em Coaching com PNL pela IbraCoaching;

• Formação, Profissionalização e Certificação Internacional em Coaching, Mentoring e Holomentoring® pela Holos Desenvolvimento Humano EAD Brasil;

• Master Practitioner em Programação Neuroligüística pela khalan;

• Participou de eventos diretamente com Rodrigo Cardoso, criador do Programa Ultrapassando Limites.

Livros
• Organização de Eventos – Do Casual ao Congresso;

• Entrevista de Emprego – Guia para Entrevistador e Entrevistado;

• Inteligência Emocional – História, Conceitos e Utilização;

Clique aqui para acessar todos os textos do colunista
Site Próprio
E-mail


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here