O estresse crônico pode ter efeitos terríveis para sua saúde. Quando o corpo humano sente que você está em perigo, desencadeia-se uma série complexa de processos hormonais, em um processo conhecido como a resposta de “fuga ou luta“, no qual uma grande quantidade de adrenalina é despejada em sua corrente sanguínea. Este hormônio provoca uma rápida liberação de glicose, o que, rapidamente, lhe daria uma fonte de energia adicional para o caso de você escolher ficar e lutar contra a eventual ameaça. Se você decidir pela opção de fuga, a adrenalina suprime o sistema digestivo e imunológico para que você tenha mais energia para fugir do perigo o mais rápido possível.

Felizmente, ao longo do dia, raramente encaramos ameaças mortais como ser devorado por um urso, por exemplo. Nossos estresses diários incluem coisas menos mortais, como reuniões, lidar com contas, trânsito, pessoas entre outros “probleminhas”. Porém nosso cérebro reage da mesma forma, qualquer que seja a situação estressante. O diferencial em uma situação crônica é liberação de grande quantidade de cortisol, o hormônio do estresse, o qual causa a elevação da pressão arterial e de reações imunes, como a inflamação. A inflamação quando crônica, pode levar a uma série de coisas ruins para o corpo humano, incluindo distúrbios de saúde mental como ansiedade, depressão, doenças cardíacas e obesidade. Um estudo recente mostrou que o estresse crônico pode danificar os telômeros do nosso DNA, o que pode levar a uma série adicional de doenças.

Se você sente que está sob estresse constante, um estudo recente publicado na Social & Personality Psychology Compass, descobriu que relacionamentos sólidos e positivos podem diminuir os níveis de estresse. Outros estudos têm mostrado que a prática de ioga e meditação pode contribuir bastante na redução dos sintomas. Outra dica fica por conta dos exercícios físicos: eles ajudam a neutralizar o papel dos neurotransmissores que são liberados quando estamos estressados. Isso acontece pois nosso organismo tem uma produção de endorfina em grande quantidade. Se fizermos qualquer tipo de exercícios, por um período de meia hora, o grau de endorfina, se eleva e isso gera uma sensação de relaxamento e bem-estar.

Fonte: Test Tube

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