Quando faço este questionamento estou me referindo ao valor que você dá para o tempo. É comum encontrarmos pessoas que lamentam por não ter tempo o suficiente para fazer todas as suas tarefas diárias e também pessoas que dizem ter muito tempo. Para as pessoas que nunca tem tempo, qualquer tempo extra é muito valioso, porém para as pessoas que dispõe de muito tempo ocioso um tempo extra e desnecessário e sem valor.

Como é engraçado tudo isso! Mas, se analisarmos bem essas situações sempre haverá algo de muito valor para uns e não haverá para outros. Com isso chegará um tempo em nossas vidas que desejaremos ter mais tempo. Só que neste tempo; ele, o tempo será escasso e por mais que tenhamos condições financeiras para adquirir, não será possível realizarmos mais nada. Estou me referindo ao final da vida. O quanto você está disposto a pagar por mais um dia ao lado de alguém que tanto ama e que está partindo? Quanto você pagaria para ter mais um dia de descanso?

E muitas outras situações. Pense que se existe algo que não nos pertence, esse algo é o tempo. Ninguém sabe quanto tempo realmente temos, mas sabemos que ele existe e quando ele é concedido a nós, temos que aproveitar o máximo possível existem tantas pessoas com tantos projetos de vida e pouco tempo para executar!

Minha dica neste artigo é para você aprender a aproveitar o tempo que tem, dê valor a ele, não desperdice com coisas sem valor. Certa vez, ouvi a seguinte frase: “que só temos uma vida para ser feliz e conseguir vencer”. É por esse motivo que não posso perder algo tão valioso e necessário com algo desnecessário. Temos que aprender a administrar o tempo, se tudo que tem valor nós cuidamos e administramos para não perder, então o tempo também tem que ser administrado.

A primeira regra para administrar o tempo é a disciplina, sem ela é impossível conseguir administrar o tempo, aliado a ela é necessário também ter foco. Utilizando estas duas ferramentas, podemos dar início a uma organização de tarefas e agendar as atividades para você melhor aproveitar o seu valioso tempo. Procure colocar tudo no papel, faça uma lista com todas as suas prioridades de tarefas e atividades. Enumere começando pelas mais importantes as quais você não pode deixar de realizar, e depois uma lista com o que você irá fazer com o seu tempo extra. Cuidado com tarefas extras que às vezes não são de sua responsabilidade e que acabam roubando seu tempo.

Uma vez realizando consultoria em uma empresa fui abordado por uma funcionária dizendo que estava sobrecarregada de tarefas e que ela não tinha nem tempo para o intervalo do almoço, e que isto a estava incomodando. Questionei a mesma sobre as suas atribuições e tarefas diárias da sua função e cargo, quando começamos a enumerar as mesmas, identifiquei que a sobrecarga acontecia porque ela para ser vista como uma boa colaboradora e uma ótima colega de trabalho acabavam tomando para si algumas atividades que não eram de sua responsabilidade. Resumindo: enquanto alguns colegas de trabalho aproveitavam o seu intervalo de almoço, ela não podia, porque tinha aceitado ajudar outros colegas, com a intenção de ser bem vista pelos mesmos, ou por querer parecer muito eficiente.

Agora vamos deixar algo bem claro, sem administração do seu valioso tempo você nunca será eficiente e muito menos uma pessoa bem sucedida. Antes de dizer sim para qualquer atividade extra, é necessário verificar a sua lista de atividades para saber se terá realmente condições e tempo para fazê-lo, ai sim poderá aceitá-la. Tome muito cuidado com situações desnecessárias, e administre melhor o seu tempo, afinal ele é muito valioso e um dia você vai sentir falta dele.

Pense nisso! Um forte abraço e muito sucesso.


Colunista: Flavio Fagundes

  • Flavio Fagundes
    Flavio Fagundes
    Colunista
Flavio Fagundes
Colunista

Treinamentos Motivacionais e Empresariais
Palestrante e instrutor de treinamentos na área de desenvolvimento empresarial e humano.

Considerado uma grande revelação como palestrante e instrutor de treinamentos na área de desenvolvimento empresarial e humano, Flávio Fagundes é autor de diversos artigos publicados e do DVD “Não Alimente a Concorrência”. Suas apresentações realizadas para importantes grupos empresariais do país já foram aprovadas por mais de 50 mil pessoas.

Fagundes define seu trabalho como despertar profissional e acredita que a renovação e o desenvolvimento é preciso para quem deseja alcançar o verdadeiro sucesso. Usando uma dinâmica interativa com os participantes, o palestrante consegue despertar o interesse do público, obtendo um satisfatório índice de retenção das técnicas teóricas e práticas.

Clique aqui para acessar todos os textos do colunista
Site Pessoal
E-mail


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here