72

Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair a ideia ou noção de alguma coisa, como, por exemplo, conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento).

Sabedoria consiste em saber o que fazer com qualquer conhecimento, como utilizá-lo de forma prudente, moderada, profícua e útil.

Somos o resultado das nossas escolhas, e elas estão baseadas no nível de conhecimento a respeito de determinado assunto. Passamos a adquirir sabedoria quando experienciamos o erro e o acerto do que escolhemos. Jamais teremos 100% de certeza sobre o projeto que estudamos detalhadamente ou que o sonho cuidosamente planejado terá o êxito esperado. Apesar do conhecimento e da sabedoria profunda adquiridos com planejamento e atenção, o risco de intempéries é uma constante. A sabedoria consiste justamente no fato de mantermos a serenidade diante do inesperado. Ingredientes infalíveis não existem, estratégias seguras é ilusão, caminho seguro oferece perigo, certeza absoluta não é garantia de nada, expectativa positiva não assina contrato, influência sedutora não preserva acordos. Não se esqueça de lembrar-se de que o inesperado ronda, espia, cerca, ofusca, aparece, desaparece, se faz presente, se faz ausente, espreita todos os passos, até mesmo aqueles que consideramos seguros. A relatividade é absoluta. Reina em todos os cantos do planeta. Sendo assim, sejamos flexíveis e lembremo-nos da relatividade, deste modo, não sofreremos tanto com aquilo que criamos como certo e absoluto na nossa vida, nos negócios, na família, nas relações, etc.

Dois discípulos procuraram um mestre para saber a diferença entre conhecimento e sabedoria. O mestre disse-lhes: “Amanhã, bem cedo, coloquem dentro dos sapatos 20 grãos de feijão, 10 em cada pé. Subam, em seguida, o monte que se encontra junto a esta aldeia, até o ponto mais elevado, com os grãos dentro dos sapatos”. No dia seguinte, os jovens discípulos começaram a subir o monte. Lá pela metade, um deles estava padecendo de grande sofrimento: seus pés estavam doloridos e ele reclamava muito. O outro subia naturalmente a montanha. Quando chegaram ao topo, um estava com o semblante marcado pela dor, o outro, sorridente. Então, o que mais sofrera durante a subida perguntou ao colega: ‘Como você conseguiu realizar a tarefa do mestre com alegria, enquanto para mim foi uma verdadeira tortura?’ O companheiro respondeu: ‘Meu caro colega, ontem à noite cozinhei os 20 grãos de feijão’”.

Não confunda conhecimento com sabedoria. Um ajuda a ganhar a vida, o outro a constrói. Saibamos cozinhar nossos feijões. Para aprimorar o equilíbrio entre conhecimento e sabedoria, vai uma dica importante: Observe e aprenda com a coruja. Ela é o símbolo do conhecimento e da sabedoria. Você sabia que Atena, deusa da guerra e da sabedoria na mitologia grega, tinha uma coruja como mascote? Os gregos consideravam a noite como o momento do pensamento filosófico e da revelação intelectual, e a coruja, por ser uma ave noturna, acabou representando essa busca pelo saber. Portanto, sejamos cautelosos. É na cautela que reside a chance maior do acerto. Boa sorte!


Colunista: Irlei Wiesel

  • Irlei Wiesel
    Irlei Wiesel
    Colunista
Irlei Wiesel
Colunista

1

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia.
Irlei Wiesel é Coaching Personal & Professional, Escritora, Conferencista, Empresária no segmento do Agronegócio e Educação Corporativa.
Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia.

Atuou por 14 anos como Educadora do Ensino Fundamental. Nomeada para Casa Civil junto ao Palácio do Governo do Estado do RS para desenvolver projetos educacionais às prefeituras do estado.
Atuou por 6 anos na 8ª Delegacia de Ensino.
Psicoterapeuta com especialização em Hipnose, treinada pelos Drs Jeffrey Zeig e Stephen Gilligan.
Formada em Renascimento com o criador da Técnica o Americano Leonard Orr.
Master Practitioner em Programação Neurolingüística.
Practitioner em Terapia da Linha do Tempo.
Membro da Time Line Therapy com sede no Hawaii-USA.
Diretora do Grupo Wiesel, que possui empreendimentos nos segmentos da Saúde, Clinica de Auto-gestão, Educação Corporativa (treinamentos e palestras), Agronegócio.
Debatedora do Programa: Jogo de Cintura na Rádio Antena 1FM.
Participou por dois anos do programa de TV Conexão Saúde no canal 20 da Net, sempre abordando temas voltados ao desenvolvimento pessoal.
Articulista de diversos sites, revistas e jornais no Brasil.
Co-Autora do livro Você em Primeiro Lugar e do CD um Tempo para Vida.
Autora do livro Cure-se Antes que Você Adoeça – Editora Imprensa Livre.
Sua sólida formação no desenvolvimento humano embasa seu trabalho.
Realiza Palestras e Treinamentos com o foco voltado para liderança, competências emocionais, relacionamentos produtivos, gestão de pessoas, desenvolvimento de talentos, e educação.

Clique aqui para acessar todos os textos da colunista
E-mail
Fanpage


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here