Vivemos um período de profundas mudanças nas relações entre os docentes, os alunos e as instituições de ensino. Estas mudanças são aceleradas pela rapidez ao acesso a diversas e diferentes fontes de informações e conhecimentos. Convém ressaltar que essa rapidez e excesso de informações nem sempre ocasionam uma transformação positiva para a formação dos nossos alunos. Desta forma, é muito importante refletirmos sobre o papel do docente nesse mundo informatizado e sua importância para a formação do aluno.

Compartilhar conhecimentos em sala de aula requer do professor uma postura de liderança, com a qual consiga promover atitudes e comportamentos construtivos em seus alunos. Essa postura pode ser exemplificada em dois artigos reportados sobre “as principais características do papel do professor universitário na sociedade”.

O artigo publicado pela Revista Primus Vitam, sobre o trabalho de conclusão de curso da educadora Allyne Cupertino Lopes de Santana, revela o papel do professor universitário na sociedade atual. O artigo ressalta que o professor universitário “representa a mediação entre o aprendizado e o aluno”, onde esse mediador auxilia o aluno a chegar a um determinado objetivo ou finalidade previamente planejados.  Outro aspecto destacado foi a didática, pois muitos alunos alegaram que os professores dominam o conteúdo exposto mas não sabem transmiti-lo. Esse trabalho também revela várias cobranças feitas pelos discentes ao corpo docente, sendo que as cobranças abrangem “desde a exigência de maior atenção e dinamismos nas aulas até o aperfeiçoamento acadêmico dos professores, valorizando os docentes que possuem mestrado ou doutorado”.

Outra reportagem a este respeito foi publicada na edição 236 da Revista NOVA ESCOLA com o título O novo perfil do professor, onde são destacadas resumidamente 6 características do professor do século 21:

  1. ter boa formação,
  2. usar as novas tecnologias,
  3. atualizar-se nas novas didáticas,
  4. trabalhar em equipe,
  5. planejar e avaliar sempre,
  6. ter atitude e postura profissionais.

Todas essas características fazem parte do perfil de um líder, que pode compartilhar o conhecimento através de uma linguagem adequada e comprometida com o processo de aprendizagem de seus alunos, utilizando de metodologias diferenciadas, atuais e adaptáveis à sala de aula. O professor pode melhorar a qualidade do conhecimento através de uma postura atuante e didática, mostrando aos seus alunos os caminhos do conhecimento que servem para incrementar e solidificar sua formação, além de conduzi-los, conscientemente e livremente, a um novo estágio de desenvolvimento pessoal, social e profissional.

Ellen Cristina Masalskas professor e liderança O professor e seu papel como líder educacional claudio
Autor da Matéria | Colaborador
Cláudio Roberto Neri
Químico e Professor Universitário
Cláudio Roberto Neri possui Bacharelado (1996), Licenciatura (1999), Bacharelado com atribuições tecnológicas (1999), Mestrado (1999) e Doutorado (2003) em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Publicou vários artigos na área de Química Inorgânica, com ênfase em Química Bio-Inorgânica e Heterocíclicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Síntese, separação, caracterização de porfirina, clorinas, ftalocianinas e complexos de terras raras e estudo destes compostos na transferência de energia , terapia fotodinâmica, catalise de resíduos e marcadores de biocombustíveis. Atualmente é químico do departamento de Química da FFCLRP da Universidade de São Paulo (2001), onde colabora no desenvolvimento de projetos de pesquisas dos alunos de pós graduação e no auxílio das aulas práticas para a graduação. Atua na docência nos cursos de graduação e pós graduação da Universida de Paulista – UNIP de Ribeirão Preto (2005), na qual ministra disciplinas na área de química para os cursos de Farmácia, Biomedicina, Biologia, Nutrição e Engenharia. Além disso, ministra aulas no curso de Controle de Qualidade da pós graduação da UNIFRAN (2010).
professor e liderança O professor e seu papel como líder educacional email

SEJA UM COLUNISTA
SEJA UM COLABORADOR
CONHEÇA NOSSO TIME

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here