Quando procuramos no dicionário a definição de elegância, o que encontramos é a referência à concepção de que este conceito é uma disposição ao encontro da harmonia e leveza. Claro que está definição está relacionada às formas, ao garbo, à graça e ao o vestuário.

Mas proponho refletir sobre a elegância de uma maneira que nos leve a entender o quanto este conceito seria de grande ajuda para a educação das pessoas. Se a educação é o caminho metodológico para se formar um ser um humano em suas atribuições; sejam elas, intelectual, moral ou física; então que este processo seja conduzido pela harmonia e leveza.

O motivo desta reflexão está nos comportamentos defensivos que tenho visto ultimamente. O peito aberto para a vida se transformou em peito empinado, postura de galo de briga. Palavras são só palavras ultimamente?  Quando será que se esqueceram que palavras possuem pesos e medidas e que tudo o que dizemos ou deixamos de dizer faz parte de escolhas conscientes que fazemos.

A educação começa pela harmonia das palavras que juntamos para nos comunicar e o resultado destas escolhas que preferimos diariamente e a cada instante são o que tornam as nossas relações feias ou bonitas,  fáceis ou difíceis,  leves ou pesadas. Por isso sonho com uma educação pela elegância. Porque nos vestimos de amor ou de ódio, nos despimos de amor e de odio.

Eu prefiro cuidar da elegância da minha alma e você?


Colunista: Patrícia Manzoli

  • Patricia Rachel Pisani Manzoli
    Patricia Rachel Pisani Manzoli
    Colunista
Patricia Rachel Pisani Manzoli
Colunista

Atuação: Educação, Sociologia e Antropologia, Pedagogia, Serviço Social.
Patricia Manzoli é Cientista Social (UNESP – Araraquara), Mestre em Serviço Social (UNESP – Franca). Pesquisa: Responsabilidade Social: um estudo sobre o compromisso ético e cidadão do empresariado brasileiro com a educação. MBA em Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) – Pesquisa: Gestão da Qualidade em Projetos Educacionais de Responsabilidade Social. Docente Universitária da Estácio -Uniseb. Sócia e coordenadora educacional do Colégio Monteiro Lobato de Ribeirão Preto. Autora de material didático na área de Ciências Sociais direcionada para Ensino Fundamental II. Palestrante da área educacional.
Clique aqui para acessar todos os textos da colunista
Site
E-mail


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here