MATHEUS ARCARO LANÇA O ROMANCE “O LADO IMÓVEL DO TEMPO”

Após a boa receptividade crítica da sua primeira obra, o livro de contos “Violeta velha e outras flores”, publicado em 2014 pela editora Patuá (SP), o ribeirão-pretano Matheus Arcaro (32) lança seu segundo livro, desta vez um romance.

“O lado imóvel do tempo” tem como protagonista Salvador dos Santos, um bancário aposentado, poeta frustrado que, ao completar 70 anos, entra numa crise existencial. Ele percebe que a morte se aproxima e o medo de ser esquecido leva-o a cogitar inúmeras possiblidades para reverter isso até que chega à conclusão de que a única chance que tem para que seu nome seja cravado na história é tornar-se assassino em série.

Matheus espera que seu romance de estreia tenha o mesmo êxito do livro de contos. “Em menos de um ano e meio do lançamento, chegamos a 800 exemplares vendidos. Esse número é muito significativo, ainda mais eu sendo o livro de estreia de um autor do interior de São Paulo. Além disso, por todo o Brasil, saíram muitas resenhas e notas positivas sobre o livro. ”

Se depender das indicações, o sucesso virá novamente. A obra já nasce com o aval de nomes de peso da literatura nacional. O posfácio é de Whisner Fraga. A quarta capa é assinada por Nelson de Oliveira. O prefácio ficou por conta de Ronaldo Cagiano. Já a orelha conta com dois premiados no Jabuti de 2015: Maria Valéria Rezende e João Carrascoza. A primeira escreveu sobre a obra:

Em “O lado imóvel do tempo”, há tudo o que um leitor arguto espera da literatura contemporânea: renúncia à linearidade artificial, flutuação entre vários tempos da ação, fluxo de consciência, diferentes vozes narradoras, nenhuma delas confiável, o sujeito em crise, incerto de sua existência real se não for delineada pelo olhar do outro, de muitos outros, de todos. E metáforas originais, surpreendentes, que, uma vez lidas, se revelam indispensáveis, sem jamais derrapar para a literatice e dando ao texto uma necessária pátina de humor.

Já Carrascoza afirmou:

“O lado imóvel do tempo” é uma obra vigorosa, com personalidade, que reafirma o talento de Matheus Arcaro como ficcionista.

 

Serviço

Lançamento em Ribeirão Preto: 14/04/2016, quinta-feira, às 19:30, no Sesc.

Lançamento em São Paulo: 21/05/2016, sábado, às 19:30 no Patuscada Bar.

 

Sobre o autor

Matheus Arcaro nasceu em 1984 em Ribeirão Preto, onde vive atualmente. Graduado em Comunicação Social e também em Filosofia. Pós-graduado em História da Arte. Atua como professor de Filosofia e Sociologia, artista plástico e palestrante. Desde 2006 tem artigos, crônicas, contos e poemas publicados em veículos regionais e nacionais. Seu livro de contos ‘Violeta velha e outras flores’, publicado em 2014 pela Patuá, vem recebendo ótima crítica em âmbito nacional. Nos próximos meses seu romance “O lado imóvel do tempo” será publicado pela Patuá.

Matheus Arcaro é colunista no Portal Educa2, você pode conferir suas contribuições clicando aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here