“Onde há uma empresa de sucesso, alguém tomou alguma vez uma decisão valente”.

(Peter Drucker)

Você sabia que desenvolver a sua equipe é o alicerce do poder de liderança no mercado?

Uma pesquisa realizada pela professora Cynthia A. Montgomery da Harvard Business School, constatou que as empresas que investem no desenvolvimento de pessoas lideram o mercado de seu segmento em até sete anos. Se for posicionada por manufatura ela pode ser superada em três anos, publicidade e propaganda em um ano e por preço pode ser ultrapassada em sessenta dias.

“…No momento que você verdadeiramente souber quem está na sua equipe, poderá aproveitar o máximo dela rumo aos objetivos, suprindo a deficiência de um com o talento de outro…”

As empresas para atuarem no mercado devem consistir de processos e pessoas. E em minha opinião o maior patrimônio de uma empresa são as pessoas, por que elas é que desenham, planejam, executam e validam os processos.

Vejo muitas empresas com sua missão, visão e valores pendurados em quadros nas paredes, mas será que todos em que atuam nela sabem qual é o significado de cada um?

Uma empresa nasce de uma ideia ou um propósito de facilitar e solucionar uma demanda de um consumidor, com uma proposta de valor diferente do que as empresas concorrentes oferecem, ou até mesmo oferecer algo que ainda não existe no mercado. E depois de fomentado seu planejamento estratégico, inicia-se o processo de separação de responsabilidade das atividades principais de uma empresa. Porém o que considero que deve ser realizado antes, é verificar se a pessoa na qual será responsável pela atividade, “compra a ideia” do planejamento, se é coeso com seu propósito profissional e valores e está alinhado com os objetivos da empresa. Se estiver, essa pessoa conseguirá manter o foco nas suas metas e o comportamento adequando a fim de atingi-las. Caso contrário, será uma questão de tempo para que a direção estruture novamente essa área, e lembre-se que alinhar isso desde o início poderá evitar alguns conflitos e estresse no meio do caminho.

Depois de alinhar os propósitos de sua equipe com os propósitos da empresa, identifique a capacidade, habilidades, os pontos fortes e de melhoria da sua equipe. No momento que você verdadeiramente souber quem está na sua equipe, poderá aproveitar o máximo dela rumo aos objetivos, suprindo a deficiência de um com o talento de outro.

A melhor pessoa para realizar todas essas identificações e alocações de talentos e o desenrolar dos processos é o Líder. E a tendência cada vez mais esperada deste líder é a capacidade de ouvir as necessidades da empresa e equipe, orientar as pessoas nos processos e atender satisfatoriamente seus clientes internos e externos.

Seja esse líder que tem foco na solução, aprimoramento de processos e desenvolvimento de pessoas. Mantenha sua empresa com um grau alto de capital humano, porque empresas são resultados de pessoas, como diz meu grande mestre José Roberto Marques, Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching.

Grande Abraço, Mayra Soares.


Matéria por:

  • Mayra Dias de Andrade Soares
    Mayra Dias de Andrade Soares
    Colunista
Mayra Dias de Andrade Soares
Colunista

Master Coach e Treinador Comportamental
É Diretora de Desenvolvimento do Instituto Ribeirão Preto de Coaching (IRPC), Co-Fundadora do Grupo Master Coaches Brasil (MCB), Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT) e Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Personal and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes. Trainer. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduanda Gestão Avançada de Pessoas e cursando MBA em Gestão de Empresas e Negócios. Coautora do livro COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo. No decorrer da minha carreira de oito anos lidando com Gestão de Pessoas encontrei uma paixão pelo desenvolvimento e empoderamento das pessoas nos vários desafios que surgem na vida pessoal e profissional.
Tel: +16 99716.5152

Clique aqui para acessar todos os textos da colunista
E-mail
Site


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here