Ribeirão Preto e região:
Lançamento do Livro “A Ema e o Sonho” de Cordeiro de Sá.

A jornada de uma pesada ema em busca da realização de seu sonho de infância: voar. Esse é o argumento do novo livro do escritor e ilustrador Cordeiro de Sá, que será lançado na quinta-feira, 3/11/16, no Centro Cultural Palace, a partir das 19h. Não creia que se trate de uma obra só para crianças. A fábula é um convite para leitores de todas as idades refletirem sobre criatividade e superação.

Durante a história, contada ao longo de 20 páginas coloridas, a protagonista reage às mudanças do ambiente e encontra personagens como cisnes arrogantes, um lagarto covarde, galinhas que fazem bullying e um sábio e afetuoso joão-de-barro, que simbolizam bloqueios ou potências dos nossos próprios processos criativos. “Muitas pessoas se julgam incapazes de ser criativas e abandonam seus objetivos em troca do conformismo. Isso é triste demais. Estudei os teóricos, observei comportamentos e essa foi a forma mais simples que encontrei de colaborar com essa discussão na prática”, explica Sá.

Para Adriana Silva, do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC), “a ema é um personagem que dialoga com públicos diferentes, de maneira divertida e profunda, dependendo do olhar de cada leitor, ao sugerir reflexões sem perder seu encanto”. Ao comentar o livro, Marcelo Tramontano, do Nomads.USP, destacou que “contar e recontar a história singela da ema e do seu sonho soa, no tempo presente, como uma ação de resistência e libertação”.

O projeto foi viabilizado por uma campanha de financiamento coletivo na internet, ao final da qual foram arrecadados cerca de R$13mil, doados por mais de 200 pessoas. Com o sucesso da campanha, o texto do livro foi traduzido para inglês e espanhol e foram produzidos dedoches e bonecos dos personagens. Tudo planejado, de acordo com o autor, para ampliar as possibilidades de uso pedagógico de sua obra.

Na opinião de Ricardo Young, ex-presidente do Instituto Ethos e da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que prefaciou o livro, “a fábula da ema, na sua singeleza, mostra que laços de solidariedade e esperança são sempre possíveis a cada jornada e que, muitas vezes, os obstáculos não impedem, mas nos libertam para nossos sonhos”.

Lançamento:
3/11/16, quinta-feira, das 19h Às 22h
Centro Cultural Palace
R. Álvares Cabral, 322, Centro, Ribeirão Preto, SP
(ao lado do Theatro Pedro II)

Evento gratuito. Valor do livro, caso deseje adquirir no local: R$40,00

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here