É muito provável que você já tenha estudado bastante sobre gestão e administração do tempo, ou pelo menos tenha lido algum artigo ou dica sobre esse assunto tão badalado nos dias de hoje. Já deve ter ouvido falar também sobre algumas teorias consagradas, que dizem que é crucial que você priorize aquilo que é “Importante” para você, e evitar ao máximo o que é urgente e circunstancial. Isso faz parte, mas talvez as coisas não sejam tão resumidas assim.

De acordo com as melhores práticas o primeiro insight é realmente identificar o que é importante. Dentro dessa categoria você pode listar aquilo que realmente te realiza e traz um bem-estar, e principalmente que você tem tempo disponível para executar. E aí que entra algo que eu acho muito interessante: o que me realiza não necessariamente te realiza, e vice-versa. O que me traz um bem-estar não necessariamente traz um bem-estar para outras pessoas. Sendo assim, cada pessoa precisa encontrar o seu ponto de bem-estar. Não existe regra e muito menos fórmulas mágicas. Por isso, na prática é um pouco mais complexo.

Após ter identificado aquilo que é importante para você, entrarão as tarefas e atividades que serão classificadas como urgentes e circunstanciais. As atividades urgentes são aquelas onde o nosso prazo para executar é muito curto, ou já estourou. Geralmente, aquilo que era importante e você não fez, em um determinado momento se tornará urgente. A consequência de sempre estar trabalhando com o urgente é o estresse, e principalmente aquele sentimento de “apagar incêndios” a todo momento. E por último temos a categoria circunstancial, onde estão as atividades que literalmente não agregam valor algum na sua vida. Cada um sabe, se analisar com honestidade, quais são as atividades que executa e não agrega valor algum.

A grande sacada de tudo isso está no fato de que, quanto mais você conseguir priorizar as atividades importantes, mas plena será sua vida. E por qual motivo isso acontece? Pelo motivo de que você estará fazendo coisas que te trazem o bem-estar, que são condizentes com o que você realmente almeja, com suas metas e objetivos.
Opa! Metas e Objetivos? Isso mesmo… Saber qual é o seu grande objetivo de vida é fundamental! Se a pessoa não sabe qual é o grande objetivo da vida dela, como é que ela vai priorizar e definir o que é importante para ela?

Definir o que é importante sem ter um objetivo definido, é como ir caminhando pela vida com uma venda nos olhos… Qualquer caminho serve.
Sendo assim o segundo insight é definir os seus objetivos e metas, onde você quer chegar! E para isso, existem muitas técnicas, existem muitas dicas, que se você colocar em prática, com certeza poderá mudar sua vida.

Mas não se engane, apenas definir metas e objetivos não significam muita coisa. É preciso acompanhar o andamento e evolução dessas metas e objetivos, é preciso ter gestão, é preciso monitorar de perto, pois quando algo sair do trilho, rapidamente você notará e poderá ter alguma ação imediata.

Importante meus amigos: eu estou falando sobre nossa vida pessoal mesmo ok? Não estou falando sobre metas e objetivos corporativos. Estou tentando trazer uma perspectiva de que a nossa vida pessoal também é movida por metas e objetivos, e se não cuidarmos de perto da nossa vida, você já sabe o resultado.

E para fecharmos, o terceiro insight está relacionado com os outros dois anteriores, e vão te ajudar no sentido de se conhecer cada vez mais, e no sentido de identificar onde você está e estará no futuro. Isso te ajudará a definir seus objetivos e metas, bem como norteará as suas decisões com relação ao que é importante, urgente e circunstancial.
E para isso, proponho que responda para si mesmo, algumas perguntas, com sinceridade e honestidade:

• Qual é a coisa mais importante na sua vida?
• Pensando profissionalmente, o que você deseja conquistar?
• Por que o seu trabalho é tão importante para você? Por que trabalhar?
• Você tem tempo disponível para fazer tudo o que gosta, tudo o que ama fazer?
• Qual legado você gostaria de deixar para as pessoas que convivem com você?
• Quem é você e o que está fazendo aqui no planeta terra?
• Se você pudesse fazer uma viagem no tempo, para o seu futuro, como gostaria que sua vida estivesse? Como seria seu futuro?

Responder a essas perguntas simples, mas de uma profundidade imensa, poderá nortear um pouco melhor a sua vida, te ajudará a definir suas metas e objetivos, priorizar o que é importante para você e a consequência será uma vida muito mais plena.

E para fecharmos um dado importante para você: Christian Barbosa, autor do livro A Tríade do Tempo, pessoas extremamente eficazes têm nível de importante entre 55% a 70%.

É isso! Muito obrigado, e espero que esse conteúdo seja útil para sua vida!

Um forte abraço, e nos vemos em breve!


Matéria por: Fabiano Santana

  • Fabiano Santana
    Fabiano Santana
    Colunista
Fabiano Santana
Colunista

Coaching
Praticamente 20 anos de experiência no mercado corporativo, atuando em posições de Gestão, Liderança e Consultoria Executiva.

Atualmente, Professional, Life and Self Coach, tem como Missão ajudar as pessoas a alcançarem suas metas e objetivos, pessoais ou profissionais. Autor de 3 livros, centenas de artigos e dezenas de e-books, teve também atuações como professor convidado em cursos de Pós Graduação e dezenas de palestras executadas pelo Brasil afora.

Clique aqui para acessar todos os textos do colunista
Site Pessoal
E-mail


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here