Começo este artigo chamando a sua atenção para a importância da habilidade ou de ser ter e saber usar as suas habilidades.

Há alguns anos atrás participei de uma palestra em que o meu colega de profissão mencionou que tínhamos que desenvolver diversas habilidades para ter sucesso. Até ai tudo bem, concordei com o nobre colega, mas, também penso na importância de saber usar essas habilidades, afinal  de que adianta ter uma ou mais habilidades se não sabemos utilizá-las para construir uma carreira de sucesso?

Também no passado ouvi uma história sobre habilidades que eu vou compartilhar agora com vocês:

Certa vez na beira de uma lagoa estavam conversando quatro animais: um peixe, um pássaro, um coelho e um pato. Em certo momento da conversa o pato questionou:

– Se aqui aparecesse um predador o que faríamos?

O peixe rapidamente disse:

– Eu usaria as minhas habilidades de nadar e mergulhar e submergiria nas profundezas das águas até ficar protegido e seguro.

O pássaro também comentou:

– Eu usaria a minha habilidade de voar e voaria para o ponto mais alto e seguro que eu encontrasse.

O coelho respondeu:

– Eu usaria a minha habilidade e agilidade e sairia correndo em alta velocidade até sentir-me seguro.

O pato autor da questão e querendo levar vantagem em cima dos demais animais disse:

– Pois bem, se aqui aparecesse um predador eu levaria vantagem em relação a todos vocês, porque tenho todas as habilidades que vocês possuem, sei nadar, mergulhar, voar e correr.

Ao concluir sua frase de deboche, surge um predador, o peixe mergulhou e nadou até as profundezas das águas, o pássaro voou até um ponto bem alto e seguro, o coelho disparou em alta velocidade e escapou, porém o pato foi apanhado pelo predador. Por possuir tantas habilidades, ficou confuso qual seria a melhor para usar naquele momento e assim não conseguiu utilizar nenhuma das suas habilidades, tornando-se presa fácil para o predador.  Moral da história: Ao desenvolver suas habilidades descubra primeiro para o que e qual motivo vai utilizá-las. Por quê? Saber isso é essencial para você obter êxito utilizando suas habilidades.

Existem pessoas que afirmam não ter habilidades. Acho pouco provável que isto aconteça, talvez ela tenha sim, mas ainda não descobriu ou não despertou esta habilidade em si mesmo.

Se eu fosse aqui descrever habilidades, isto deixaria de ser um artigo e passaria a ser um dicionário de habilidades. Minha intenção é fazer você leitor pensar, refletir, meditar e estudar sobre o que você tem de hábil. Sabendo disso, explorar essa(s) habilidade(s) a seu favor com o objetivo de contribuir para o seu sucesso.

Mas vamos imaginar que você realmente não encontre nada de hábil em você, minha dica então será a seguinte: crie e desenvolva uma ou mais habilidades para você, porque com certeza essa(s) habilidade(s) contribuirão com uma parcela grandiosa para o seu sucesso profissional e pessoal.

Para que isso aconteça estude, capacite-se, treine e procure olhar para dentro de você, descobrir o que você tem de muito bom. Isto já é o principio da habilidade, é algo parecido como pedalar e conduzir uma bicicleta sem colocar as mãos no guidão. Talvez você seja um principiante e se alguém lhe pedir para retirar as mãos do guidão você dirá que está pessoa é uma louca e insana por lhe fazer tal solicitação, mas, na medida em que você começa a pedalar e conduzir a bicicleta em uma jornada de tempo maior, você começa a conquistar confiança e desenvolver a habilidade para tal feito.

Então, temos ai o motivo pelo qual escrevi para você sobre isso: desenvolver essa(s) habilidade(s) através da prática de uma determinada atividade repetidamente o tornará hábil!

Observe que muitas coisas na sua vida foram assim. Agora, faça a sua busca interior e comece a desenvolver a(s) sua(s) habilidade(s). A escolha é sua e o resultado também. Pense nisso…

Um forte abraço e sucesso sempre!


Colunista: Flavio Fagundes

  • Flavio Fagundes
    Flavio Fagundes
    Colunista
Flavio Fagundes
Colunista

Treinamentos Motivacionais e Empresariais
Palestrante e instrutor de treinamentos na área de desenvolvimento empresarial e humano.

Considerado uma grande revelação como palestrante e instrutor de treinamentos na área de desenvolvimento empresarial e humano, Flávio Fagundes é autor de diversos artigos publicados e do DVD “Não Alimente a Concorrência”. Suas apresentações realizadas para importantes grupos empresariais do país já foram aprovadas por mais de 50 mil pessoas.

Fagundes define seu trabalho como despertar profissional e acredita que a renovação e o desenvolvimento é preciso para quem deseja alcançar o verdadeiro sucesso. Usando uma dinâmica interativa com os participantes, o palestrante consegue despertar o interesse do público, obtendo um satisfatório índice de retenção das técnicas teóricas e práticas.

Clique aqui para acessar todos os textos do colunista
Site Pessoal
E-mail


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here