Não são apenas os filmes clássicos e os consagrados que possuem o poder de causar reflexões e mudanças no nosso modo de agir. Às vezes um filme desconhecido, despretensioso pode ter frases repletas de significado. O importante no cinema, assim como na vida, é estar atento para pinçar o que vale a pena.

 

1 – “Há que pensar grande para ser grande.”

Hairspray– Em Busca da Fama –  2007

Don Corleone, o famoso mafioso interpretado por Marlon Brando, reforça a tese no filme O Poderoso Chefão. Ele diz: “Homens realmente grandes não nascem grandes, tornam-se grandes”. Entenda, de uma vez por todas, que sonhar pequeno ou sonhar grande dá o mesmo trabalho. Agora o que é melhor para você?

 

2- “Viver com medo é viver pela metade.”

Dirty Dancing – 1987

É aquela velha história, quem não arrisca não petisca. Ou como é dito no filme Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio: “50% de alguma coisa é melhor que 100% de nada”.  Mãos à obra!

 

3- “Dentro de nós existem apenas três coisas: o bem, o mal e a gente se debatendo entre eles.”

Três Desculpas para Matar – 2006

Harry Potter em A Ordem da Fênix diz a mesma coisa com outras palavras: “Todos temos luz e trevas dentro de nós. O que nos define é o lado com o qual escolhemos agir”. Qual é a sua escolha?

 

4- “Você não pode controlar as coisas que acontecem com você, mas pode controlar a forma que reage a elas.”

Você de Novo – 2010

Ter controle emocional é fundamental para passar por cima dos desafios que a vida impõe. A respeito disso, destaco mais uma frase, essa do filme Antes Que Termine o Dia: “A única coisa que você pode controlar são suas escolhas”. Preparado?

 

5- “Se você não consegue ser feliz sozinho, não conseguirá ser feliz com ninguém.”

Segundas Intenções 2 – 2000

Para se relacionar bem com os outros, primeiro é preciso gostar de si mesmo, valorizar-se. Com a autoestima em dia, você fica mais carismático e atraente. Ótimo. Afinal, o filme Na Natureza Selvagem ensina: “A felicidade só é verdadeira, quando compartilhada”. Tão simples!

 

6- “Você nunca chegará a 100% se se contentar com 99%.”

À Procura da Felicidade – 2006

O comodismo e a zona de conforto limitam o poder do ser humano. Além deles, há o pessimismo, que impede o crescimento pessoal. O filme O Lado Bom da Vida concorda: “Se nós quisermos, tudo é possível, mas estamos sempre nesse estado de negativismo e esse é o pior dos venenos.” O antídoto? Entusiasme-se!

 

7- “Ao infinito e além.”

Toy Story – Um mundo de Aventuras – 1995

Às vezes uma singela expressão otimista, uma espécie de mantra é capaz de afastar o torpor e incentivar atitudes. Grandes atletas precisam de inspiração, de gritos de guerra que os motivem.  Pode parecer infantil, mas funciona.  Lembra-se do “Para o alto e avante” do Superman? Pois então…

 

8- “O amor é o único futuro que Deus nos dá.”

Os Miseráveis – 2012

Ah, o amor. Traz serenidade e confiança. Dom Juan, no filme Don Juan de Marco, é preciso: “Há apenas quatro questões na vida. O que é sagrado? De que é feita a alma? O que vale a pena ser vivido e qual é o motivo pelo qual vale a pena morrer? A resposta é a mesma para todas: o amor”. Portanto, ame. Com frequência e intensidade. Se há amor, o que temer? Viva o porvir!

 

9 – “Carpe diem. Aproveitem o dia, meninos. Façam de suas vidas uma coisa extraordinária.”

Sociedade dos Poetas Mortos – 1989

Para mim, essa frase é o resumo de tudo. Um lema definitivo. Por isso, repito: “Carpe diem. Aproveitem o dia, meninos. Façam de suas vidas uma coisa extraordinária”.

 


Colunista: Raul Otuzi

  • Raul Otuzi
    Raul Otuzi
    Colunista
Raul Otuzi
Colunista

Raul Otuzi é Redator, Professor e autor do livros: “Tristes Finais para Começos Infelizes”, “Cenas de um casal publicitário”, “25 contos sobre relacionamentos humanos, seus abusos e absurdos”.

Clique aqui para acessar todos os textos do colunista
E-mail
Fanpage
Fanpage “Mais poesia, obrigado”


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here