Você se levantou hoje para fazer algo novo ou para dar sequência à vida que você já vive? Acorda de manhã, toma seu café, sai para trabalhar, reclama do chefe, do salário, da mesmice, volta as 18 horas, faz a janta, cuida dos filhos, assiste TV e etc. Por que você faz sempre tudo igual? Por mim tudo bem. Não vejo problema algum se é isso que te faz feliz. Mas se não é, quais são os motivos?

Ficar na zona de conforto é cômodo porque não exige esforço. Já aconteceu com você de estar deitado em um sofá tendo coisas pra fazer? Temos o hábito de deixar tudo pra depois, só que esse “depois” não chega. Estar deitado relaxa e não faz gastar energia, mas também não faz sair do lugar. E então ao participar de uma entrevista de emprego ou de negócios àquele que deixou sua zona de conforto de lado, tem mais chances. Daí a tendência é colocar a culpa na sorte.

Você quer conquistar o seu espaço? O que falta para você ter o que quer?

Eu te digo. Falta começar.

Existem duas maneiras de sair da zona de conforto:

  1. a) Quando você é empurrado para fora dela
  2. b) Quando você tem metas.

Se você for empurrado para fora do seu emprego, sente-se preparado para encarar um novo desafio? Tem algo em vista? Muitas pessoas são pegas de surpresa em situações como esta e demoram para se recolocar no mercado. Lamentar parece mais fácil, e culpar alguém é a desculpa dos despreparados e dos candidatos ao fracasso.

Quando existem tem metas, você possui direção e está preparado para o que vier. É como se tivesse uma bússola apontando a direção. Em uma pesquisa realizada pela Harvard Business School foi pedido a algumas pessoas que falassem sobre suas metas. As respostas foram vagas e generalizadas: “Eu quero vencer na vida”, “Quero ser feliz”, “Quero ganhar muito dinheiro” etc. Estes não são objetivos concretos.

Metas devem ser objetivas, planejadas e escritas. A história revela que os maiores sábios e os que venceram na vida pregaram a necessidade do estabelecimento de metas. O que falta para você iniciar a sua? Força de vontade? Motivação? Tempo? Muitos de nós desperdiçamos nosso tempo planejando o churrasco do fim de semana, as férias do ano que vem ou até mesmo falando da vida alheia. Se você está neste barco, pule fora antes que afunde.

Quer um futuro brilhante? Comece agora. O que você pode fazer hoje que vá em direção à sua meta? Se você não o fizer, ninguém fará por você. Lembre-se sempre de uma frase: Sacrifício é temporário. Recompensa é para sempre.

Não espere: Vá lá e faz!

Abraços.


Colunista: Renata Carvalho

  • Renata Carvalho
    Renata Carvalho
    Colunista
Renata Carvalho
Colunista

Coach, Treinadora Comportamental (IFT) Líder Master Mind e jornalista.
11 anos atuando com jornalismo televisivo em empresas como TV Record e TV Clube – filiada do Grupo Bandeirantes, entre outras TVs e rádios. Profissional de Comunicação, com especialização em Linguagens da Mídia. Repórter e Apresentadora de TV.
Vencedora do concurso nacional “Novos Talentos” na categoria “apresentador de telejornal” em 2003 pela TV Bandeirantes – programa Sabadaço

Clique aqui para acessar todos os textos da colunista
E-mail
Site


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here