Pode-se dizer que as doenças psicossomáticas caracterizam-se por apresentarem sintomatologia clinica idêntica das presentes em doenças orgânicas. Todavia o diferencial é que estas carecem de comprovação diagnóstica por meio de exames complementares.

Diferentemente das doenças oriundas do “mal funcionamento” de determinados órgãos ou sistemas, as doenças psicossomáticas surgem a partir de componentes psíquicos ou emocionais, como: sentimentos de mágoa, inveja, ansiedade, depressão e medo.

As doenças psicossomáticas podem manifestar-se nos diversos sistemas que compõe o corpo humano, sendo assim, seus sinais e sintomas bastante variáveis. Eles variam desde uma cefaléia até as mais intrigantes doenças reumatológicas e câncer.

Em vigência de alguma doença psicossomática é comum que o médico e o paciente enfrentem dificuldades no diagnóstico e até insucesso nos tratamentos propostos por protocolos – quase sempre idênticos aos das doenças orgânicas – o que gera uma passagem por vários outros médicos especialistas em busca da cura ou alívio. Frente a isso a frustração é bastante comum.

Você já parou para pensar que nosso corpo é totalmente integrado, e que esta doença ou estes sintomas podem estar sendo nutridos por seus mais profundos sentimentos negativos?

Sejam eles quais forem, antigos ou recentes, pequenos ou grandes. Que tal se livrar de uma vez por todas daquilo que na verdade só te traz prejuízo?

Estou longe de me isentar deste “sermão”, afinal sou ser humano como todos, por este motivo convido-lhe a refletirmos juntos e melhorarmos juntos.

Para finalizar, se você apresenta determinada doença que não tenha sido justificada pelo seu médico e se vem assistindo insucesso em seu tratamento, jamais aconselharei abandoná-los, mas sim, procurar por acompanhamento multidisciplinar.

Busque se acercar de pessoas “do bem”, de boas energias, como o perdão, o amor e alegria. Esqueça o passado, mire no presente, e claro… Almeje sentimentos positivos.

#projetodrvictordimor  #teamdrvictor


Matéria por: Victor Dias Moreira

  • Doutor Victor Dias
    Doutor Victor Dias
    Colunista
Doutor Victor Dias
Colunista

Medicina Integrativa. Médico por formação, o Dr. Victor Dias Moreira acredita no real papel da atenção e prevenção de doenças, bem como em medidas social-educativas a fim de atenuar algumas interrogativas frequentes na população. Procura também, tratar os desiguais de acordo com suas desigualdades, e de forma holística integrar a saúde psíquica à saúde física.
Site Doutor Victor Dias | E-mail | Fanpage


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here