Autoconhecimento e liderança são características necessárias em todas as áreas da vida, e sobre todas as situações como: profissional, financeira, saúde, familiar, lazer, relacionamentos, espiritual…

Isso vai além de ter uma conversa com você mesmo, ou questionar suas atitudes. É necessário refletir de forma coerente e estruturada, baseando-se em método e objetivos muito bem definidos, para atingir os melhores resultados.  Claro que assumir as responsabilidades, sem julgar ou condenar outras pessoas em razão dos seus resultados.  Maturidade para mudar o que deve ser mudado e persistir e insistir no foco é fundamental. Liderança e confiança são comportamentos eficazes para o sucesso. Demonstração de autocontrole, confiança, foco, repeito, são exemplos disso!

Algumas práticas podem melhorar sua atitude comportamental. Confira 10 dicas para melhorar seu desempenho:

1. Seja Positivo. Mesmo diante dos fatos e situações negativas em suas atividades, descubra o lado positivo, pois ele existe sempre. Nem tudo é como parece, e se alguma cosa não está tão boa, ela poderia ser pior… Então se quer melhores resultados, mede sua gestão mude a qualidade de seus pensamentos e atitudes.

2. Viva o Presente. Use sua energia para o hoje, para o AGORA, pare de gastar energia com o que já passou e não existe mais no mundo real, apenas nas emoções da sua mente. Um erro só é um erro quando não aprendemos nada de bom com ele. Analise os acontecimentos passados com serenidade e tire as devidas lições e ensinamentos para não repeti-los no presente. Viva e permita-se viver.

3. Metas Pessoais e Profissionais. As metas são o coração de qualquer processo. Elas serão sua bússola, seu guia em sua nova viagem do estado atual ao estado desejado físico e mental. Tenha todas elas anotadas e leias todos os dias para você mesmo. Parece loucura, e até pode ser, mas gera excelentes resultados.

4. Foco e Ação. Saiba claramente onde, como e quando deseja chegar… Desejos sem Ações concretas são ilusões. Foque sua energia e propósitos no futuro, tenha planos claros.  Tome a  decisão e avance, afinal é ‘na hora da decisão que seu destino é traçado’.

5.Comemore. Cada meta conquistada deve ser comemorada. Essas âncoras realizam uma enorme fortaleza em sua capacidade de sucesso e realização. Seus sucessos/conquistas dependem de você, por isso, saiba que é seu mérito por cada conquista alcançada ao longo da trajetória. Se os resultados alcançados tiveram a contribuição de sua equipe ou família, partilhe o sucesso com todos.

6.Medite todos os dias. A meditação é o alimento mais sutil e poderoso da mente humana. Independente de religião, a meditação, ou seja, o silenciar reduza seu nível de estresse e ansiedade e descansa seu corpo e mente. Não é necessário repetir frases, mas é importante meditar todos os dias, mesmo que seja apenas dez minutos por dia. Isso gera autocontrole e melhor tomadas de decisão.

7.Falar e Ouvir. Quem fala o que quer, pode ter que ouvir o que não deseja. Busque falar menos e ouvir mais, assimilando as opiniões dos outros, mas se reserve o direito de decidir em conformidade com seus princípios e valores.  Lembre-se que ‘mais é menos’! Muitas falhas acontecem na comunicação em razão dos ruídos.  Saiba se o outro realmente compreendeu o que você disse e se você captou a mensagem que ele lhe enviou.  Às vezes o silencio (oral e corporal) fala muito alto.

8.Tenha Comunicação Eficaz. Em todos os seus relacionamentos, seja com a família ou no seu trabalho, você será o principal beneficiado. Um líder que promove o diálogo e a abertura de ideias receberá de sua equipe e família um maior comprometimento com as tarefas diárias.

9. Certo e Errado. Cuidado em julgar e condenar… Certo e Errado não existem em si, mas o aprendizado sim. Cada pessoa ver e perceber as coisas de formas diferentes. Assim você pode desenvolver e resgatar valores de respeito, tolerância, justiça, perdão e compaixão.  Seja assertivo e exigente, mas tolerante e compreensivo.

10. Saiba quem VOCÊ é. Identifique cada vez mais seus pontos fortes e fracos, tenha ousadia para mudar você mesmo. A mudança é possível quando nos conhecemos e começamos de fato, sem ‘desculpites’.

É muito fácil querer mudanças nos outros, mas somente o líder de verdade aceita mudar a si próprio sempre que se faz necessário.  Coloque em prática essas orientações e comece a desenvolver habilidades e competências que necessita para alcançar melhores resultados!

Sucesso e Paz!
Aguardo seu contato

Deus te abençoe…


Matéria por: Paulo Cesar de Oliveira

  • Paulo Cesar de Oliveira
    Paulo Cesar de Oliveira
    Colunista
Paulo Cesar de Oliveira
Colunista

Filósofo e Teólogo formado pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro, Coach pela International Coaching Community (ICC) Master Practitioner em Programação Neurolinguística pelo Instituto de Neurolinguística Aplicada (Inap).
Paulo Cesar realiza palestras com foco em Liderança, Motivação, Vendas e Comunicação é especializado no desenvolvimento do potencial humano por meio do Autoconhecimento e do aumento da Competência Emocional e Busca do Sentido.Criador do Programa “Metanoia – Mudança de Comportamento e Pensamento”, com alto impacto atitudes geram resultados concretos, Paulo Cesar com sua longa experiência saber fazer os participantes encontrarem o que há de melhor dentro de si e os conduz a novas realidades.

Formações
• Filósofo pela Faculdade São Bento do rio de Janeiro;

• Teólogo pela Faculdade São Bento do rio de Janeiro;

• Coach pela International Coaching Community (ICC);

• Formação em Coaching com PNL pela IbraCoaching;

• Formação, Profissionalização e Certificação Internacional em Coaching, Mentoring e Holomentoring® pela Holos Desenvolvimento Humano EAD Brasil;

• Master Practitioner em Programação Neuroligüística pela khalan;

• Participou de eventos diretamente com Rodrigo Cardoso, criador do Programa Ultrapassando Limites.

Livros
• Organização de Eventos – Do Casual ao Congresso;

• Entrevista de Emprego – Guia para Entrevistador e Entrevistado;

• Inteligência Emocional – História, Conceitos e Utilização;

Clique aqui para acessar todos os textos do colunista
Site Próprio
E-mail


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here