Dicas para curtir a folia de carnaval com os filhos

O Carnaval é uma época muito gostosa: A grande maioria das crianças ama a folia! Muita gente se divertindo, brincando com colegas, criando suas fantasias e dançando bastante.
Se por um lado temos muita diversão, por outro devemos tomar cuidado com os vários perigos para criançada nessa época festiva. Mas fique tranquilo(a), pois seu filho(a) poderá curtir muito, basta alguns cuidados para que o momento seja marcado pela alegria e curtição dos pequenos e dos pais.

Pensando nisso, o Portal Educa2 preparou algumas dicas para os papais e mamães. Confira!

  • Roupas leves e confortáveis:

O calor está forte, então nada de roupas pesadas.
Selecione roupas leves e claras, que sejam folgadas e facilitem a circulação de ar.
A dica também serve para o calçado, escolha sapatos confortáveis para seu filho(a).

  • Sprays de espuma e máscaras

Evitem esses produtos, pois a composição deles podem provocar reações alérgicas na criança. Confira a procedência e a validação do produto. Máscaras também precisam ser avaliadas com cuidado pois dificultam a respiração, aumentam o calor e, durante a folia podem deslocar-se e causar machucados nos rostinhos das crianças.

  • Identifique a criança

A festa geralmente está lotada de pessoas.  Como medida de segurança, coloque uma pulseirinha com identificação no seu filho, insira os dados da mamãe e ou papai, endereço e principalmente celular (lembre-se de não deixar a bateria do celular acabar!). Além disso, você também pode colocar um cartão de contato no bolso da criança e explicar como ela deve agir caso se perca. Outra medida é combinar um ponto de encontro de fácil acesso, para caso vocês se percam na multidão.
O Educa2 preparou um crachá de identificação infantil para garantir a segurança dos pequenos, é só clicar aqui e imprimir!

  • Muita água, sucos e frutas para hidratação

Ofereça muita água e suco para seu filho(a) e evite refrigerantes, pois estes não hidratam.
Lanchinhos leves, bem como frutas, são uma ótima pedida! Além de hidratar, sustentam e possuem um bom aporte nutricional. Tente matar a fome do seu filho(a) sem colocar em risco sua saúde. Utilize uma mochila térmica para conservar os lanchinhos caseiros, a água, suco e as frutas.

  • Comidas de rua

Evite ao máximo que a criança ingira alimentos vendidos em barracas ou em vendedores ambulantes. Você não tem noção da procedência, nem de como esse alimento foi preparado e conservado.

  • Banheiros

Se possível, procure utilizar banheiro de restaurantes, afinal banheiros químicos não são nada convidativos. Carregue protetores de assento e lenços umedecidos.

  • Maquiagem e pinturas carnavalescas

Seja cuidadoso(a) com maquiagens e pinturas faciais. Se for fazê-las em casa, garanta que esteja utilizando produtos para a faixa etária do seu filho(a). Se a ideia for fazê-las na rua, com ambulantes, o cuidado deve ser redobrado, confira a tinta e a composição. Muitos produtos apresentam toxidade para a pele das crianças, provocando reações alérgicas sérias. Lembre-se que embora estejamos em festa, não podemos correr riscos e entrar no embalo.

  • Confusões

Festas e folias são momentos de muita alegria, mas infelizmente confusões e brigas podem acontecer: em questão de minutos você e seu filho(a) podem estar no meio de uma encrenca generalizada. Por isso, ao menor sinal de desentendimento, segure seu filho pela mão ou no colo e retire-se para um local distante e com espaço amplo para sua circulação. Jamais seja curioso ao ficar assistindo encrencas, e muito menos se meta em uma! Lembre-se que a segurança do seu filho(a) vale muito mais que uma discussão…

  • Cuidado com a bebida Alcoólica

A dica final é básica: você só poderá garantir a segurança do seu filho estando sóbrio, consciente e em alerta. Curta a festança sem se embebedar.

Bom carnaval para todos, esperamos que os papais, mamães e seus filhos curtam muita a folia com muita responsabilidade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here