Ter a capacidade de se ajustar as mais variadas circunstâncias. Competência para encontrar soluções e resolver os problemas que aparecem. Saber sair das dificuldades e se posicionar de tal forma a criar oportunidades. Não travar em momentos de pressão. Manter o foco e a energia mental necessária para superar os desafios.

Eu costumo chamar a esse conjunto de habilidades de IVP (Indice de Viração Própria). Me perdoem pela licença poética do termo, mas vejo nele uma das competências fundamentais para progredir em momentos  complexos como os que estamos passando.  Definitivamente temos que aceitar o fato de que as coisas não serão fáceis para ninguém. Sem almoço grátis, sem garantias quanto ao dia de amanhã. Uma boa batalha todos os dias.

Sabemos que dar conta do recado sempre foi fundamental para que nós humanos, nos mantivéssemos firmes e fortes no planeta terra. Imagino que nossos ancestrais tinham seu IVP, sua capacidade de se virar, de sobreviver a mais um dia, maior do que o nosso. Tinham que dominar um pouco de tudo, e usar de tudo um pouco, sempre que os desafios apareciam.

Os tempos mudaram e nos últimos anos nos venderam a ideia que o mundo havia se tornado um parque de diversão onde  nossos desejos seriam realizados. De repente fomos lembrados que a vida não é bem assim. Os desafios brotam a nossa frente e saber dar conta do recado, resolver problemas, criar alternativas, encontrar novos caminhos se tornou o melhor dos diplomas.
S

e tornar protagonista, e não esperar que alguem venha aliviar nossa carga, assumindo nossas responsabilidades. Se manter forte e fazer acontecer. Isso é ter um bom IVP.

Pense nisso! Melhore sempre, e muito sucesso!


Matéria por: Jair Santos

  • Prof. Jair Santos
    Prof. Jair Santos
    Colunista
Prof. Jair Santos
Colunista

Formação: Ensino Superior, Mestrado, Doutorado. Área de Atuação: Consultoria, Treinamento, Palestras abordando comportamento, motivação, marketing, vendas, liderança.
Prof Jair Santos é um dos profissionais de treinamento mais requisitados para falar sobre Mudanças, Liderança e Vendas. Com formação em Administração de Empresas, Pós-Graduado em Marketing – Gestão de Pessoas e Gestão da Qualidade (FECAP/SP). Articulista na rádio CBN-SC do quadro “Construindo Conhecimento”, autor de DVD’s, Áudios Books com temas voltados para Motivação, Mudanças, Vendas. Diretor da Advendor Desenvolvimento Empresarial. Como escritor, publica artigos, resenhas, e estudos em sites, jornais e revistas especializados em cultura empresarial e revistas segmentadas.
Tornou-se um profissional reconhecido pela praticidade e aplicabilidade de suas ideias, conceitos e ferramentas. Hoje, suas Palestras são referência em aberturas e encerramentos de Convenções de Vendas, Feiras, Treinamentos in company, Encontros Acadêmicos, Congressos Empresariais.
Prof Jair se comunica de maneira simples, muito objetiva, franca, que contagia os participantes e cria grande aceitação em todos, promovendo assim, mudanças significativas em comportamentos e atitudes. Seus métodos de treinamento possibilitam aliar o conhecimento técnico, habilidades comportamentais e visão de mudanças frente as constantes exigências do mercado de trabalho. Com mais de 20 anos dedicados ao trabalho de consultoria, treinamento e palestras, o Prof. Jair atua em todo o Brasil, em empresas dos mais variados segmentos.
Dedicado ao estudo do comportamento, acredita que o crescimento se dá pelas vivências do ser humano. Os temas de seus trabalhos são desenvolvidos com profundo conhecimento na dinâmica do trabalho das organizações e das relações entre as pessoas.

-Formado em Administração de Empresas | FURB – SC

-Pós Graduado em Marketing |FECAP – SP

-Especializações em Gestão de Pessoas e Gestão para a Qualidade |FECAP – SP

-Formação em Coaching – Soc. Brasileira de Coaching

-Consultor em Planejamento Estratégico e Programas de Gestão da Qualidade

-Diretor da Advendor Desenvolvimento Empresarial Ltda

-Autor dos DVD´s “Construindo Conhecimento”

-Palestrante de atuação nacional

-Articulista da Rádio CBN|SC do quadro “Construindo Conhecimento”

Clique aqui para acessar todos os textos do colunista
E-mail


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here