Quando se trata da higiene do bebê, é natural preocupar-se com a questão do banho. Sabemos que ele serve para refrescar, especialmente em climas quentes, além de relaxar a criança. É possível ainda ter que repeti-lo durante o dia, principalmente se a criança tiver feito xixi ou cocô. Mas é importante tomar banhos completos todos os dias? Nem sempre.

“…e, acredite ou não, os piolhos preferem os cabelos impecavelmente limpos, como os daquela criança que são lavados a cada banho”

Um assunto que vem à tona durante o ato, é a questão do cabelo. É interessante lavar o cabelo da criança a cada banho? Se o seu filho passa o dia na escola ou na creche, piolhos são sempre uma possibilidade; e, acredite ou não, os piolhos preferem os cabelos impecavelmente limpos, como os daquela criança que são lavados a cada banho. Então, se você fizer a opção por banhos diários, não precisa lavar o cabelo de seu filho todos os dias.

O cuidado com a eczema e outros problemas de pele também merecem atenção. Muitas dessas condições, principalmente em casos de pele sensível, acabam complicando-se com a falta de cuidado, ou ainda caso haja um número excessivo de banhos. Na verdade, é melhor banhar as crianças que apresentam essas irritações a cada dois ou três dias, pois o banho diário tende a ressecar a pele e pode piorar os problemas.  Em caso de necessidade de mais de um banho, não devemos esquecer de usar hidratante e menos sabonete, para evitar o ressecamento da pele.

Os pais acreditam que um bom banho todos os dias seja necessário – até porque uma criança suja precisa ser devidamente lavada. Se você optar por banhar seu filho todos os dias, e não há razões médicas severas para que você não deva, apenas preste atenção nas dicas que demos aqui. Dar um banho antes de dormir é uma ótima maneira de relaxar a criança, e é um grande começo para um maravilhoso soninho!

Fonte: Everyday Family

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here