O que é prosperidade para você?

Aprendi a usar a maiêutica, forma utilizada por Sócrates de questionar para compreender a interpretação de cada pessoa a respeito de um assunto e seus significados. Hoje temos um senso comum sobre estes significados, porém quanto mais você descrever sobre sua interpretação, melhor conseguirá planejar e estruturar para que alcance esse estado desejado.

Em minha interpretação, prosperidade é colher os resultados das minhas ações, ter a reciprocidade do meu comportamento com quem me relaciono, ter a capacidade de enxergar o que é essencial e gerar abundância a partir deste.

Na minha formação em coaching aprendi que com quatro verbos podemos fazer girar o que chamamos de “roda da abundância ou prosperidade”. Essa roda está relacionada com a capacidade de dar e receber e nesse artigo vou explicar como desenvolver cada verbo e quais arquétipos (modelos mentais que geram sentimentos e comportamentos) podemos usar para cada estágio.

1º Verbo: Declarar:

Nesse verbo identificamos o senso de identidade. Quanto mais detalhado você conseguir responder as questões abaixo, melhor você consegue declarar quem é você e o que quer da vida.

  • Quem é você?

Identifique quais são os seus pontos fortes e de melhoria, talentos, hábitos, humor, comportamentos e com essas respostas sintetize e escreva o que você acredita ser a sua essência.

  • Qual é a sua missão de vida?

Responda por qual motivo você faz o que faz, qual é o seu propósito de vida e qual é o legado que você quer deixar para o mundo de acordo com os seus papéis na sociedade.

Nesse estágio refletimos a congruência entre o que você é, fala e faz. É um grande desafio trilhar por essa jornada de evolução, que inicia com o despertar a consciência para esses questionamentos e principalmente para as suas ações.

  • Os arquétipos são: Criança e Visionário: existe aqui a ingenuidade, pureza, a verdadeira essência, a capacidade de imaginar e visualizar o futuro sem limitações.

 

2º Verbo: Solicitar:

Após definir quem você é o que quer, iniciamos as solicitações. Aqui planejamos os nossos sonhos e metas de vida conforme nossa declaração. Eu ouvi algumas vezes “Pede para o universo que ele conspira”, até que um dia eu ouvi outra pessoa dizendo que o universo não conspira, ele obedece; então seja congruente com os suas solicitações. Às vezes desejamos uma Ferrari, mas qual é o propósito de ter uma? Eu tenho uma estrutura para manter esse veículo?

Nesse estágio atentar-se ao sentido de merecimento pode evitar frustações. Colhemos os resultados das nossas ações. Quais são as ações que garantem os resultados desejados?

  • Os arquétipos são: Jovem e Guerreiro: existe aqui um o espírito sonhador que revê conceitos prontos, tem coragem para persistir e seguir em frente com os seus ideais, fortalece sua essência e inicia a construção do seu legado.

 

3º Verbo: Arriscar:

Depois que já declaramos e solicitamos o que queremos, iniciamos com o verbo arriscar que é ousar, ter coragem de criar a realidade planejada. Um importante comportamento a ser considerado é a capacidade de focar, conseguir identificar o que é a prioridade, o que ganhamos e perdemos em realizar aquele sonho. Nesse estágio faz sentido usar uma frase de Einstein: “Insanidade mental é querer obter resultados diferentes fazendo as mesmas coisas”. Quando arriscamos mostramos nosso diferencial para o mundo, conhecemos nossos talentos, agregamos na nossa e na vida alheia e concretizamos o legado antes declarado.

  • Os arquétipos são: Adulto e Mestre: dá um sentido de pertencimento ao mundo, de maturidade, aprendizados, prática da sabedoria que foram gerados dos resultados que obtiveram que a vida proporcionou.

 

4º Verbo: Agradecer:

Aqui agradecemos os frutos do nosso trabalho e dos aprendizados recebidos. Esse verbo devolve toda a energia investida desde o momento de declarar até o agradecimento do estado desejado. Nesse estágio podemos desenvolver o perdão em relação aos seus erros e ao dos outros que interferem na sua vida. Os erros despertam a nossa atenção para a situação, para viver o momento presente, sair do modo automático e principalmente nos torna mais resilientes diante da adversidade.

  • Os arquétipos são: Ancião e Curador: como diz um grande mestre meu: “quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me fortaleço”.

Somos fortes pelas dificuldades superadas, pelas conquistas planejadas, pelo amor que transmitimos a nós e ao outro, a gratidão de compartilhar e ajudar o próximo e a capacidade de exercer nosso legado sendo um ser único no universo.

Praticando os quatros verbos você gira a sua roda da abundância, sintoniza-se com você e o universo e crie a sua realidade próspera.

Grande abraço.

 

 

 

 

 


Matéria por: Mayra Soares

  • Mayra Dias de Andrade Soares
    Mayra Dias de Andrade Soares
    Colunista
Mayra Dias de Andrade Soares
Colunista

Master Coach e Treinador Comportamental
É Diretora de Desenvolvimento do Instituto Ribeirão Preto de Coaching (IRPC), Co-Fundadora do Grupo Master Coaches Brasil (MCB), Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT) e Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Personal and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes. Trainer. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduanda Gestão Avançada de Pessoas e cursando MBA em Gestão de Empresas e Negócios. Coautora do livro COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo. No decorrer da minha carreira de oito anos lidando com Gestão de Pessoas encontrei uma paixão pelo desenvolvimento e empoderamento das pessoas nos vários desafios que surgem na vida pessoal e profissional.
Tel: +16 99716.5152

Clique aqui para acessar todos os textos da colunista
E-mail
Site


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here