Uma pesquisa realizada na Standford University (The Effects of Student Coaching in College: An Evaluation of a Randomized Experiment in Student Mentoring – Dr. Eric P. Bettinger, STANDFORD 2011) revelou que o processo de Coaching associado ao processo de educação dentro das Universidades consegue resultados extraordinários para professores, alunos e a própria Instituição. A pesquisa mostrou que anteriormente ao processo de Coaching, os alunos não tinham informações importantes sobre como serem bem sucedidos ou não em suas ações com as informações que recebiam na Universidade.

“Além da Educação, o Coaching pode ser utilizado em qualquer área da vida, seja pessoal ou profissional. O processo é muito difundido nos EUA e é frequentemente utilizado por grandes companhias para alavancar a carreira de líderes e CEOs”

Desta maneira o número de evasão escolar crescia a medida que caía o número de alunos com bom desempenho acadêmico.

O Coaching educacional sistêmico engloba autoconhecimento, virtudes, psicologia cognitiva, inteligências múltiplas, PNL (Programação Neolinguística), psicologia positiva e educação. Neste contexto professores, alunos e Universidade conseguiram reduzir o número de desistentes e aumentar a motivação. Os resultados foram os seguintes:

Para os alunos:
– Auto-conhecimento
– Aprender como aprender
– Aprender como organizar-se
– Verdadeira Vocação
– Construção de Objetivos com significado
– Auto-motivação
– Aprender a Realizar
– Aprender a Relacionar-se

Ganhos para o Professor:
– Auto-Conhecimento
– Auto-Motivação
– Desenvolver Liderança
– Domínio de técnicas de Coach (Rapport; Feedback; Flow; Perguntas ponderosas)

Ganhos para a Instituição:
– Diminuição da evasão escolar;
– Melhora nos resultados de aprendizagem dos alunos;
– Alunos mais motivados e conscientes da importância da escola em suas vidas;
– Redução de problemas de relacionamento;
– Melhor direcionamento profissional e vocacional para os alunos;
– Resgatar no professor a auto-motivação necessária para o sucesso de seu trabalho enquanto educador;
– Monitoramento dos ganhos em ciclos curtos;
– Professores mais motivados e preparados para educar;

Além da Educação, o Coaching pode ser utilizado em qualquer área da vida, seja pessoal ou profissional. O processo é muito difundido nos EUA e é frequentemente utilizado por grandes companhias para alavancar a carreira de líderes e CEOs.


Matéria por: Renata Carvalho

  • Renata Carvalho
    Renata Carvalho
    Colunista
Renata Carvalho
Colunista

Coach, Treinadora Comportamental (IFT) Líder Master Mind e jornalista.
11 anos atuando com jornalismo televisivo em empresas como TV Record e TV Clube – filiada do Grupo Bandeirantes, entre outras TVs e rádios. Profissional de Comunicação, com especialização em Linguagens da Mídia. Repórter e Apresentadora de TV.
Vencedora do concurso nacional “Novos Talentos” na categoria “apresentador de telejornal” em 2003 pela TV Bandeirantes – programa Sabadaço

Clique aqui para acessar todos os textos da colunista
E-mail
Site


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here