Nossas Atitudes falam por si, mas sempre é possível tomamos nova direção e assumirmos a liderança da nossa vida.  Quero compartilhar uma metáfora com você, esta é uma boa lição para todos nós, não importa em que fase da vida ou situação estamos vivendo…

‘Uma jovem foi conversar com sua avó, e contou sobre o quanto as coisas estavam difíceis na sua vida.  O marido a traiu e ela estava arrasada. Ela não sabia o que ia fazer e queria desistir. Ela estava cansada de lutar e brigar. Parecia que assim que um problema estava resolvido, outro surgia.

Sua avó a levou para a cozinha. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas no fogão. Assim que a água começou a ferver, colocou em uma das panelas cenouras, em outra colocou ovos, e na última colocou café, sem dizer uma palavra. Cerca de vinte minutos depois, ela desligou o fogão, colocou as cenouras em uma tigela e os ovos em outra. Então pegou o café e derramou o líquido em uma terceira tigela.

Virando-se para a neta, ela disse: “Diga-me o que você vê.” “Cenouras, ovos e café,” ela respondeu.

Sua avó trouxe as tigelas para mais perto e pediu que a neta experimentasse as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. A avó então pediu que ela pegasse um ovo e o quebrasse. Depois de retirar a casca, ela observou o ovo cozido.

Finalmente, pediu que a neta saboreasse o café. A neta sorriu ao provar seu aroma delicioso, e perguntou: “O que significa isso, vovó?”

Sua avó explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade: água fervente. E cada um reagiu de forma diferente.  A cenoura era forte, firme e inflexível. No entanto, após ter sido submetida à água fervente, amoleceu e se tornou frágil.

Os ovos eram frágeis – sua casca fina protegia o líquido no interior, mas depois de colocados na água fervendo, seu interior se tornou mais rijo.  No entanto, o pó de café foi o único que, depois de colocado na água, mudou a água.

“Qual deles é você?”, perguntou a avó. ’

Quando as adversidades batem à sua porta, como você reage?   É verdade que não controlamos  99% das coisas que acontecem conosco, mas temos 100% do controle das atitudes…

Você é uma cenoura, um ovo ou o café?”

Sucesso e Paz,
Deus te abençoe


Colunista: Paulo Cesar de Oliveira

  • Paulo Cesar de Oliveira
    Paulo Cesar de Oliveira
    Colunista
Paulo Cesar de Oliveira
Colunista

Filósofo e Teólogo formado pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro, Coach pela International Coaching Community (ICC) Master Practitioner em Programação Neurolinguística pelo Instituto de Neurolinguística Aplicada (Inap).
Paulo Cesar realiza palestras com foco em Liderança, Motivação, Vendas e Comunicação é especializado no desenvolvimento do potencial humano por meio do Autoconhecimento e do aumento da Competência Emocional e Busca do Sentido.Criador do Programa “Metanoia – Mudança de Comportamento e Pensamento”, com alto impacto atitudes geram resultados concretos, Paulo Cesar com sua longa experiência saber fazer os participantes encontrarem o que há de melhor dentro de si e os conduz a novas realidades.

Formações
• Filósofo pela Faculdade São Bento do rio de Janeiro;

• Teólogo pela Faculdade São Bento do rio de Janeiro;

• Coach pela International Coaching Community (ICC);

• Formação em Coaching com PNL pela IbraCoaching;

• Formação, Profissionalização e Certificação Internacional em Coaching, Mentoring e Holomentoring® pela Holos Desenvolvimento Humano EAD Brasil;

• Master Practitioner em Programação Neuroligüística pela khalan;

• Participou de eventos diretamente com Rodrigo Cardoso, criador do Programa Ultrapassando Limites.

Livros
• Organização de Eventos – Do Casual ao Congresso;

• Entrevista de Emprego – Guia para Entrevistador e Entrevistado;

• Inteligência Emocional – História, Conceitos e Utilização;

Clique aqui para acessar todos os textos do colunista
Site Próprio
E-mail


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here