Sim, é preciso muita gente para educar uma criança. Não podemos esperar que os professores sejam os únicos a educar nossos filhos. A pesquisa mostra que quando a mãe e o pai envolvem-se ativamente na vida escolar de seus filhos, as notas, o comportamento e o bem-estar emocional deles melhoram. Então, se você quiser facilitar o trabalho do professor, confira essas 10 atitudes que os professores esperam dos pais.

“…A pesquisa mostra que quando a mãe e o pai envolvem-se ativamente na vida escolar de seus filhos, as notas, o comportamento e o bem-estar emocional deles melhoram”

1- Leia para seu filho.

A Comissão sobre Leitura do Departamento de Educação dos Estados Unidos reporta que um dos atos mais importantes para um eventual sucesso no hábito de ler, é fazê-lo em voz alta junto às crianças. Pegue um livro, qualquer livro, e leia para o seu filho, pelo menos três vezes por semana. Você vai plantar as sementes para uma vida repleta de leituras.

2- Conheça os professores de seu filho.

Você deve estar alinhado ao professor de seu filho. Busque junto a ele, a melhor maneira de contato: seja pela agenda, por telefone ou e-mail, caso a escola assim permita. Não falte às apresentações de seu filho e às reuniões de pais e mestres. Não seja o pai que só aparece na escola para fazer reclamações ou quando é convocado.

3- Encoraje amizades fora da escola.

O aprendizado em sala de aula funciona melhor quando existe um sólido ambiente de trabalho em equipe. Isso não deve ficar restrito ao ambiente escolar, pois nem sempre há tempo para as crianças conhecerem-se umas às outras. Certifique-se de que seu filho passa o tempo com os colegas fora da escola, incentivando atividades que proporcionem o entrosamento e o conhecimento mútuo.

4- Envolva-se com as atividades pedagógicas da escola

Participe das reuniões de pais e mestres, conselhos e associações de pais. É fundamental que você opine e dê sugestões para a melhoria dos serviços oferecidos pela escola. Juntos, pode-se mais!

5-  Não falte aos eventos

Não perca os shows de talentos, feiras de ciências e jogos do time da escola. Mesmo que seu filho não esteja participando, prestigie as apresentações. Desta forma, você estimula e ajuda-o a ter sucesso na escola, além de contribuir para construir as memórias junto a ele, ao longo do caminho.

6- Ensine fora do Colégio

Há momentos de aprendizado que podem (e devem!) acontecer fora da sala de aula. Asse um bolo e ensine as noções básicas de medição. Faça uma viagem de fim de semana a um aquário ou a um museu. Assista a um filme familiar educacional. Trazer o aprendizado para casa é uma ótima maneira de promover o sucesso futuro.

7- Valorize a educação

Mostre ao seu filho que a aprendizagem ao longo da vida é uma aventura que não termina quando a escola acaba. Leia um livro. Auxilie em um assunto que lhe interessa. Conte ao seu filho sobre as experiências de aprendizado que você teve no trabalho. Estimule o trabalho com livros educativos, filmes e programas de TV. Diga o quanto o estudo lhe fez e lhe faz bem.

8- Não seja tão permissivo

“A paciência em excesso é para mártires”, diz Lisa Holewa, co-autora de “O que os professores do jardim de infância precisam saber”. Quando você é permissivo demais com os impulsos do seu filho em casa, ele pode querer levar o mesmo comportamento para a escola. Seja enérgico, não confunda ser justo com ser “bonzinho”. Estabeleça limites, e os cumpra. Sem desculpas.

9- Ensine seu filho a importância da organização.

Você normalmente coloca os brinquedos de seu filho de volta nas caixas após ele brincar? Se o seu filho não organizar a bagunça que fez em casa, pode ter certeza que não o fará na escola. Assegure-se de que ele guardará seus brinquedos ordenadamente após a brincadeira. Ensine-o a fazer a cama, tirar o lixo e lavar os pratos. Quando esse é o padrão em casa, manter a mesa limpa na escola, por exemplo, não vai parecer algo de outro planeta!

10- Ajude na tarefa de casa.

Quando você está em casa e ensina uma lição ou atividade a seu filho, aja como se estivesse dando uma aula. Certifique-se de que você tem toda a atenção dele, caminhe passo a passo e de instruções bem claras. “Planeje de estar perto de seu filho, curve-se, e mantenha contato olho a olho”, diz Holewa. Seu garoto vai aprender a seguir as direções, e ele não vai ficar para trás na escola.

Quando você está envolvido com a escola, ensina com dedicação e leva a causa do aprendizado como algo fundamental e indispensável, você se torna uma parte importante do sucesso do seu filho dentro e fora da escola. O professor vai agradecer, e um dia, o seu filho também!

Fonte: Education.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here