Com a correria do dia a dia acabamos esquecendo de aproveitar os bons momentos de nossas vidas. Desta forma, precisamos definir quais são as nossas prioridades pessoais e como construiremos o caminho para tirá-las do papel. Em suma, viver nossa vida e não a dos outros. Digo isso pois acabamos sacrificando nossos sonhos e conquistas em detrimento daquilo que o outro é ou quer ser, seja ele da família ou não. Acabamos esquecendo de nós e de como algumas atitudes podem tornar nosso dia um pouco mais saudável e produtivo. Sem presunção, preparei algumas dicas (não são regras!) que podem ajudar a fazer com que você reflita, e possa fazer com que seu caminho seja um pouco mais leve e significativo. Elas não possuem ordem, mas são interdependentes.


Primeiro e fundamental:

Organize seu tempo.
Dizer que não tem tempo é a desculpa mais comum que ouvimos. Lembre-se que todos temos o mesmo número de horas por dia! Saber como trabalhar este bem tão valioso é uma dádiva. Não estou dizendo que é fácil, mas tente acordar cedo, mesmo aos finais de semana. Isso faz com que você possa ter um controle efetivo de suas atividades. Isso não significa necessariamente muito tempo: faça o teste adiantando seu despertar em 30 minutos, até que isso se transforme em hábito. Parabéns, você acaba de ganhar 3h30 a mais em sua semana para poder aproveitar da forma que quiser, além de ter uma bela manhã pela frente!

A segunda dica fica por conta da leitura:

Leia mais.
A leitura inspira, e necessitamos constantemente disso para concretizar nossos sonhos. Leia bons livros e reportagens de fontes confiáveis. Com o advento da Internet, e de aplicativos para celular, esta possibilidade é infindável! Ao ler com frequência, seu vocabulário aumenta e você escreverá, lerá e falará melhor. Procure ler assuntos que acrescentem ideias e direção às suas prioridades. Seja uma revista, um jornal ou uma biografia, dedique parte do seu dia, nem que sejam 20 minutos, para exercitar seu cérebro.

A terceira dica remete ao coração:

Ame verdadeiramente.
Dizer que ama alguém é fácil. Agir com amor é difícil. Não acredito que este sentimento seja algo tão simples assim de definir, mas se assim fosse, diria que o amor é atitude. Isto significa, acima de tudo, doar-se e entender o outro como ele é, reconhecendo seus defeitos e virtudes e agindo em prol de ambos. No começo deste texto, disse que não deveríamos viver a vida do outro, pois quando o fazemos normalmente sofremos. Ter amor próprio acima de tudo, nos permite amar mais as outras pessoas. E isso só irá acontecer, quanto mais você se conhecer e buscar completar o outro. Em resumo, é a regra de ouro: ame o próximo como a ti mesmo!

A quarta dica fica por conta do compromisso:

Tenha disciplina.
A palavra disciplina vem de discípulo, ou aquele que segue o mestre. Partindo do princípio que o responsável pela sua vida é você, isso lhe permite criar suas próprias regras! O problema é que quando se fala em disciplina, normalmente pensamos em algo militar, inflexível. Não é bem assim. Se crio minhas regras, não preciso fazer disso um calvário. Basta cumprir aquilo que você prometeu a você mesmo, sem adiar seus prazos e compromissos.

A quinta dica fica por conta da sustentação:

Vai com fé.
Seja otimista e agradeça pelo que possui. A maior demonstração de fé é encarar uma situação aparentemente intransponível e superá-la de cabeça erguida. Isso não depende de religião ou crença. Temos muito mais a agradecer do que a pedir (sério!). Se a situação está aparentemente complicada, pense que poderia estar muito mais. Não sabemos quanto tempo viveremos, portanto viver se lamentando e dizendo que as coisas não darão certo, pode levar a situações de estresse e de desespero, o que pode acarretar em diversas doenças. Tenha fé, demonstre-a, e pense que ao fazer isso, poderá servir de inspiração para aqueles que estão em uma situação ainda mais difícil que a sua.

Saber que é possível, todos sabemos. Que tal tentar transformar ideias em atitudes? É só dar o primeiro passo…


 

Matéria por:

  • André Moreira
    André Moreira
    Sócio Fundador do Portal Educa2
André Moreira
Sócio Fundador do Portal Educa2

É Bacharel e Licenciado em Química e Pedagogia, habilitado em Física, e possui MBA em Gestão de Instituições de Ensino. Atuou por 15 anos como professor das disciplinas de Química, Física e Matemática, além de ter sido Orientador Educacional, Coordenador e Diretor Pedagógico em diversas instituições de ensino básico, pré-vestibular e superior. Também foi facilitador do programa “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” da Franklin Covey, treinando centenas de adolescentes e adultos quanto a proatividade, planejamento e trabalho em equipe.

Atualmente é Sócio/Diretor da Moose Educacional, empresa prestadora de serviços de soluções administrativo-pedagógicas e que atende a escolas em todo o Brasil. Atua também como Diretor Comercial do International Education Bureau. É curador das revistas eletrônicas “Carro & Estilo”, sobre automóveis, e “EducaMoos!”, que aborda a inovação, o empreendedorismo e a tecnologia aplicada a educação, tendo para ambas, perto de 20 mil seguidores e mais de 2,5 milhões de visualizações.

Adora tecnologia aliada a educação, pois acredita que esta ideia torna o aprendizado interessante, prático e eficaz. Pensando neste modelo diferenciado e atual, decidiu juntar-se a Ferreira Junior para oferecer ao nosso público um portal educacional jovem, que descomplique a educação e compartilhe o aprendizado.

E-mail

[td_block8 category_id=”5″ limit=”5″ custom_title=”Recomendado para você”]
[td_block8 sort=”popular” limit=”5″ custom_title=”Outras Matérias”]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here