Ancoragem é uma técnica da programação neuro-linguística que ajuda a sua mente memorizar e trazer um estado emocional que já foi sentido anteriormente. Imagine a música que marcou seu primeiro romance, a dor da primeira queda de bicicleta, quando você abriu o seu presente de natal e viu que era o brinquedo que queria ou então o cheiro da comida da sua avó.

A ancoragem é registrada pelos sentidos da audição, visão, tato, paladar e olfato.

Eu aprendi a despertar estados emocionais para aumentar minha produtividade. Por exemplo: Quando eu tenho que fazer algo que é chato, eu coloco músicas agitadas, pois assim vai despertando uma energia dentro de mim e na hora que eu vejo já acabou. Outro exemplo é quando vejo uma foto da minha infância que me desperta alegria ou uma música que me traz tristeza.

Estamos rodeados de âncoras que criamos e você pode utilizá-las para aumentar a sua performance.

Vou escrever três frases que podem ser âncoras para que o seu ano seja diferente:

 

  • “Se você pode sonhar, você pode realizar” Walt Disney.

O filme “Walt antes do Mickey” é ótimo para evidenciar que essa frase pode ser uma âncora poderosa. Walt Disney passou por muitas dificuldades, porém nunca desistiu dos seus sonhos apesar dos percalços e das pessoas negativas que passaram por sua vida. E você também pode realizar os seus sonhos?

 

  • “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes” Albert Einstein.

O que você pode fazer de diferente para gerar novos resultados? Não precisa ser grandes passos, comece com os mais simples, por exemplo você quer uma vida mais saudável coloque a meta de beber determinada quantidade de água por dia, caminhar ou fazer exercícios 4 vezes na semana, comer uma fruta por dia ou outras atividades simples que já geram resultados.

 

  • “Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida ou então como um resultado que aponta uma nova direção” Steve Jobs.

Eu acredito que não existem fracassos e sim resultados. Cada erro ou falha te faz ser uma pessoa mais forte, sábia, experiente e realmente expande a sua mente para novas direções que acertando talvez você não teria a oportunidade de ver.

 

Desejo a você um excelente ano e que suas âncoras sejam grandes estímulos para suas conquistas!


Colunista: Mayra Soares

  • Mayra Dias de Andrade Soares
    Mayra Dias de Andrade Soares
    Colunista
Mayra Dias de Andrade Soares
Colunista

Master Coach e Treinador Comportamental
É Diretora de Desenvolvimento do Instituto Ribeirão Preto de Coaching (IRPC), Co-Fundadora do Grupo Master Coaches Brasil (MCB), Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT) e Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Personal and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes. Trainer. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduanda Gestão Avançada de Pessoas e cursando MBA em Gestão de Empresas e Negócios. Coautora do livro COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo. No decorrer da minha carreira de oito anos lidando com Gestão de Pessoas encontrei uma paixão pelo desenvolvimento e empoderamento das pessoas nos vários desafios que surgem na vida pessoal e profissional.
Tel: +16 99716.5152

Clique aqui para acessar todos os textos da colunista
E-mail
Site


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here